Projeto Desenvolve Rio fará encontros virtuais para debater temáticas regionais

Em tempos de pandemia e entendendo que as discussões sobre a retomada do crescimento do Rio não podem parar, o conselho consultivo do Desenvolve Rio optou por realizar a série de encontros regionais de forma virtual, dando continuidade ao projeto. O objetivo é construir uma agenda em prol do desenvolvimento sustentável do estado abordando as vocações e potências de todas as oito regiões fluminenses para captar as demandas e apresenta-las ao legislativo. A decisão do grupo foi tomada na terça (02/06) durante a reunião por videoconferência.

O evento de abertura, o primeiro dos nove que serão realizados, trará uma visão panorâmica contemplando todo o Rio de Janeiro. “Vamos abordar os desafios gerais do estado para depois mergulharmos região por região com recortes pontuais para as construções de propostas que serão endereçadas ao parlamento”, explicou a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha. Os encontros irão reunir entidades empresariais, universidades e poder público contemplando a diversificação econômica necessária para o desenvolvimento do estado.

Uma das contribuições trazidas pelo grupo foi a apresentação do programa Liderar do Sebrae-RJ, que já conta com um trabalho no Médio Paraíba, onde mapeou propostas e soluções para a região até 2030. “O projeto traz uma visão de diversificação da matriz econômica, já que busca identificar talentos e vocações regionais que ainda não foram suficientemente exploradas para fazer com que elas possam se desenvolver. Além do Médio Paraíba, onde ele já foi implementado, estamos quase terminando o processo na Região Sul e começando de forma ainda embrionária na Região Norte”, contou o gerente de políticas públicas do Sebrae RJ, Tito Ryff.

Outras sugestões de debate foram o fomento ao ambiente de inovação na Região Serrana, o mercado imobiliário nas Baixadas Litorâneas, a diversificação produtiva, os royalties do petróleo na Região Norte, além da lei de inovação, o saneamento básico e a infraestrutura e finanças públicas municipais na Região Metropolitana. A promoção do turismo no interior do estado também foi uma das pautas mencionadas pelo conselho.