Rio em Foco: Semana Polo do Mar Conecta gera mais de 200 novas oportunidades de negócio

Na última semana de maio, empresas do Cluster Marítimo em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e a unidade fluminense do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RJ) se reuniram com fornecedores locais para acelerar a chamada “economia do mar” e fomentar novos negócios. O Rio em Foco desta segunda-feira (15/06) vai mostrar, numa conversa com o gerente de grandes empreendimentos do Sebrae-RJ, Renato Regazzi, as oportunidades que a Semana Polo do Mar Conecta gerou para economia fluminense. Foram mais de 200 novos negócios.

De acordo com Regazzi, a Semana Polo do Mar Conecta se converteu em uma forma de aproximação entre todos os atores do segmento para que pequenas e médias empresas conheçam as políticas de compra e as demandas de bens e serviços de gigantes do mercado."A pandemia está agilizando a nossa integração com novas tecnologias. Tivemos 1.253 participantes, além de 32 grandes empresas presentes ao evento. A economia do mar é uma plataforma de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro", avaliou.

A semana Polo do Mar Conecta serviu para ampliar a convergência de diversos elos da cadeia de valor ligada ao mar, e estimular as possibilidades de sinergia produtiva das diferentes regiões do estado. Segmentos tipicamente marítimos como os setores naval, náutico, de energia offshore e pesca identificaram suas conexões, interdependências e oportunidades de comércio com outras áreas da economia como logística e saúde. "A grande surpresa que tivemos foi conseguir reunir os polos competitivos do mar fluminense: o polo do mar da Ilha Grande com o polo da Baía de Sepetiba, o da Baía de Guanabara, e o polo da Bacia de Campos. Todos se mostraram complementares. Fornecedores da base industrial, de comércio e de serviços de cada local encontraram oportunidades nos demais polos. Foram mais de 200 novos negócios realizados", explicou Regazzi.

Segundo o gerente do Sebrae-RJ, a Semana Polo do Mar Conecta trouxe importantes indicativos da retomada dos investimentos nos estaleiros sediados no Rio de Janeiro. Dados do governo do estado apontam que o descomissionamento, ou seja, a desativação de instalações obsoletas, deverá gerar R$ 50 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos, devido ao encerramento definitivo de 21 plataformas de petróleo. Há boas oportunidades também em manutenção e construção de novas embarcações. “Nossos estaleiros estão muito bem preparados para manutenção de embarcações, assim como para a questão do descomissionamento. São dois grandes vetores para retomada da atividade do setor no Rio de Janeiro”, apontou Renato Regazzi.

A semana Polo do Mar Conecta contabilizou 19 palestras e sete rodadas de negócios em cinco dias; todas as atividades à distância. Para colher resultados efetivos em tempos tão desafiadores, o Sebrae treinou exaustivamente sua equipe, inovou utilizando serviços gratuitos, para manter o centro de custos sob controle, e criou planos de contingência para driblar falhas na comunicação pela internet. “Nós planejamos este evento com um mês de antecedência. Cada atividade foi ensaiada. No dia de cada evento, pela manhã, refizemos toda a programação, prevendo os possíveis problemas de conexão tanto com palestrantes, quanto com a apresentação. Por isso, utilizamos uma estratégia de redundância na comunicação, e mobilizamos dois apresentadores. Criamos um procedimento para que as pessoas não percebessem quando houvesse queda de sinal, e já colocávamos uma “segunda voz” e completávamos (a apresentação). Isso tudo foi ensaiado pela nossa equipe exaustivamente. Foi um evento que mostrou nossa capacidade de resiliência”, explicou o gerente de grandes empreendimentos do Sebrae.

Renato Regazzi destacou que o estado do Rio é um local excelente para o encadeamento entre grandes empresas e fornecedores locais. Segundo ele, novos fóruns de pequenos e médios fornecedores estão sendo formados e qualificados para fortalecer a economia estadual, gerando emprego e renda. “Se a gente consegue juntar (as micro, pequenas e médias empresas) em polos e estabelecer metas de aumento de fornecedores locais em parceria com as grandes empresas, imaginem como a nossa economia vai 'girar'! Agora estamos colocando um polo 'conversando' com o outro e dividindo fornecedores. É um grande projeto de integração de poder de compra. O Rio de Janeiro tem 25 municípios litorâneos, com (uma população) de 11 milhões e 500 mil pessoas. É uma potência econômica que precisa ser empreendida”, detalhou Regazzi.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (09/06), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (13/06), às 17h, e domingo (14/06), às 20h.