Membros do Fórum sugerem como pautas educação, tecnologia e transportes durante pandemia

O Fórum de Desenvolvimento do Rio reuniu nesta segunda (25/05), por videoconferência, os membros das oito câmaras setoriais para receber propostas de temas que devem ser aprofundados nos debates para a retomada do crescimento do estado no período pós-pandemia. Dentre as principais sugestões trazidas pelo grupo destacam-se as questões ligadas à educação, como a garantia da alimentação dos alunos com a suspensão das aulas e um planejamento adequado para o retorno das atividades escolares; a preocupação com o setor de turismo fortemente impactado com a crise, além de temas ligados à infraestrutura e transportes.

De acordo com a professora Andrea Fernandes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é preciso ouvir cada segmento escolar para traçar estratégias de retorno. “A escola é um espaço de aglomeração por natureza. Precisamos refletir sobre a autonomia das crianças para esse período pós-pandemia junto com quem trabalha com essas faixas etárias, antes de os governos sinalizarem com a volta às aulas”, afirmou.

Já o representante da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Sérgio Vianna, destacou a importância dos transportes de carga para as atividades do estado e também a mobilização do órgão em ajudar motoristas de caminhão e de ônibus que circulam pelas rodovias do estado."A Fetranscarga firmou parceria do Serviço Social de Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) com o Comando Militar do Leste para promover ações locais e orientar os motoristas com informações sobre seus direitos ao acesso de serviços de saúde, como fisioterapia e psicologia e também com a higienização, de seus caminhões através da pulverização", disse Vianna, que mencionou ainda a campanha, levantada pelo órgão, para a vacinação de todos os motoristas contra o vírus da Influenza A (H1N1).

A professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ, Marinilza Bruno, que pesquisa e atua na área de Tecnologia e Gestão de Inovação, também participou da reunião e sugeriu que, em suas próximas atividades, o Fórum ficasse atento às mudanças no ramo tecnológico e em seus desdobramentos dentro dos protocolos e regulamentação do teletrabalho. "A pandemia antecipou discussões que a gente tinha de como seria o mundo daqui a cinco anos. Hoje já temos conhecimentos de tecnologias que só estarão disponíveis para a sociedade em 2025. É muito necessário que façamos uma reflexão sobre como esses avanços irão influenciar diretamente nas condições do trabalho", salientou a professora.   

Para a secretária-geral do Fórum Geiza Rocha, o encontro foi importante para reabastecer a agenda de trabalho com as contribuições do grupo. “Nesse momento viramos a agenda pra produzir conteúdo para os tomadores de decisão que são os deputados, e recepcionar novas propostas de painéis e debates que podem ser realizados. Convocamos os membros de todas as câmaras para uma reunião geral conjunta por entender que os temas são multidisciplinares e estão conectados. Foi muito importante ver todos juntos novamente”, afirmou Geiza.

Atuação do Fórum

A reunião desta segunda também atualizou os membros sobre os esforços e ações do Fórum durante o isolamento social quando foram lançadas novas frentes de trabalho. Os novos formatos permitiram uma maior interação nos debates entre academia, setor produtivo e o parlamento estadual. Foram realizados 11 webinários, que avaliaram os impactos econômicos do novo coronavírus, além de quatro painéis que juntos alcançaram seis mil visualizações. Os encontros contaram com a exposição de 39 especialistas das mais variadas áreas de atuação.

Parte do conhecimento oferecido pelos convidados do Fórum de Desenvolvimento do Rio nos eventos, entrevistas e reuniões foi transformado em pequenas palestras e integrado ao projeto Conhecimento na Tela, na página do Fórum no YouTube. Desde o dia 17 de março, já foram inseridos 30 novos vídeos. Também foram produzidos de forma remota quatro programas Rio em Foco e duas lives no Instagram.

Todo o conteúdo produzido pelo Fórum está disponível no portal www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br, que publicou 71 novas matérias durante o período de medidas restritivas determinadas pelo governo do estado. Essas publicações tiveram 13 mil visualizações, registrando um aumento de quase 90% de novos usuários. O resumo dos principais assuntos debatidos entre os dias 17 de março e 11 de maio, e os temas que deverão estar no radar daqui para frente podem ser encontrados na 10ª edição da Síntese para Tomadores de Decisão produzida pelo Fórum.

Acesse a apresentação.

Fórum promove reunião geral com Câmaras Setoriais que compõem o órgão