Fórum de Desenvolvimento do Rio amplia atuação durante pandemia

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus e as medidas de isolamento social adotadas pela Alerj para impedir a disseminação do virus, o Fórum de Desenvolvimento do Rio passou a realizar as reuniões das oito câmaras setoriais e dos grupos de trabalho de forma remota. Os eventos, antes presenciais, passaram a ser veiculados ao vivo pela página do YouTube do Fórum. Adotando a máxima de que toda crise gera uma oportunidade, o Fórum lançou novos formatos e ferramentas de interação atraindo mais participantes para os debates entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Os resultados das novas frentes foram apresentados nesta segunda (11/05) durante a reunião on-line de trabalho da equipe do Fórum e serão divulgados dia 25 de maio para todos os membros das Câmaras Setoriais, numa reunião aberta a receber sugestões de temas para aprofundar o debate. O encontro ocorrerá pela plataforma Zoom das 10h às 13h.

Entre as novidades lançadas ainda em abril, destacam-se a webserie “Unidos Contra o Coronavírus”, que analisa os impactos socioeconômicos e ambientais da Covid-19 no estado do Rio. Até agora foram realizados nove painéis, transmitidos ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube, e veiculados na TV Alerj, com o nome de “Fórum na Web". "Esses seminários geraram mais de 2.800 visualizações para o site no período de 17 de abril até hoje (11/05). Eles também estão disponíveis em formado de Podcast nas plataformas Spotify e Deezer", ressalta a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

As “lives” do Instagram, que passaram a ser muito utilizadas em todo o planeta gerando engajamento nas redes sociais, levou o Fórum a estrear esse novo recurso. Até o momento foram realizadas duas edições, uma sobre os deslocamentos nas cidades para acesso aos serviços de saúde e outra para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2020.

O Fórum Capacita, inciativa que visa a aproveitar a expertise das instituições que integram o Fórum para gerar oportunidades de aperfeiçoamento para os agentes públicos e a sociedade, também teve uma edição remota. O realizado um workshop on-line para equalizar o conhecimento dos produtores em relação à implantação dos programas de autocontrole em indústrias de alimentos de origem animal, com o auditor fiscal federal agropecuário Luis Eduardo da Silva, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Transmitido em tempo real pelo YouTube, teve mais de 1,5 mil visualizações.

Durante esse período, o programa Rio em Foco passou a ser gravado on-line, com três edições produzidas de forma remota, com temas como a Lei Geral de Proteção de Dados, o potencial do cooperativismo para alavancar a economia pós pandemia, e os dados da pesquisa do IBGE sobre o deslocamento para acesso aos serviços de saúde. "Nesse período de muitas incertezas, é importante que os especialistas, gestores públicos e empresários tenham à sua disposição canais de diálogo que possam propor saídas sustentáveis para o crescimento do estado. E é o que estamos buscando com essas iniciativas. São materiais muito interessantes que podem ajudar os tomadores de decisão a mergulhar em temas que devem estar em seu radar", ressalta a subdiretora