Rio em Foco estreia em sinal aberto nesta segunda-feira

O Rio em Foco, programa produzido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio há 10 anos, estreia na TV aberta nesta segunda-feira, 11/05. O programa que vem tratando dos principais temas da economia e da política ao longo de suas 338 edições continuará a fazer parte da grade de programação da TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a TV Alerj, que obteve, na última quarta-feira (06/05), autorização para operar em sinal aberto digital, no canal 15.2. O conteúdo que inaugura a exibição do Rio em Foco em sinal aberto para todo o estado será a entrevista com o superintendente do Sistema OCB-Sescoop (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras), Abdul Nasser, que anunciou o lançamento de uma plataforma de ensino à distância (EAD) com cursos de capacitação gratuitos voltados para qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o cooperativismo.

A secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, comemorou a chegada do programa na casa de todos os cidadãos fluminenses e salientou que a missão do Rio em Foco de mostrar o impacto da política e da economia no cotidiano continuará norteando as futuras edições. “Mesmo tendo que fazer alterações no formato do programa, em razão da epidemia de Coronavírus, o Rio em Foco permanece sendo exibido toda segunda-feira às 22h, perseguindo a missão de debater e retratar os temas políticos e econômicos mais relevantes para a população do estado do Rio. Estamos felizes por chegar a mais pessoas, e sabemos o tamanho da nossa responsabilidade. Por isso, toda a equipe do Fórum de Desenvolvimento do Rio está engajada no projeto com o objetivo de driblar as dificuldades e manter a qualidade do conteúdo”, destacou Geiza Rocha.

Lançada em 2004 como um instrumento para aproximar o cidadão das decisões políticas do Estado, a TV Alerj iniciou sua trajetória em TV aberta com a transmissão ao vivo das sessões plenárias. E a programação será estendida durante um período de testes, com a transmissão de audiências públicas e programação de estúdio, com testes técnicos e de alcance de sinal.

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o deputado André Ceciliano (PT), classificou a abertura de sinal como mais uma conquista da transparência no Parlamento estadual. “O sinal em rede aberta significa ampliar ainda mais a transparência, que sempre foi nossa proposta para nos aproximarmos ainda mais dos cidadãos. É uma luta de muitos anos, que conseguimos concretizar nesta gestão”, destacou.

Ceciliano lembrou que a TV tem sido fundamental nas votações realizadas por videoconferência durante a pandemia de coronavírus, com transmissão pelo Youtube, via satélite e canal 12 da NET. “Fizemos um grande trabalho, sem custos, para viabilizar as sessões remotas e votar projetos importantes para a população nessa pandemia. Com o sinal aberto, vamos ampliar o alcance dos nossos debates e votações que influenciam na vida de todos”, completou.

Rede Legislativa

A operação faz parte da Rede Legislativa de TV Digital Aberta, à qual a Alerj aderiu em convênio com o Senado Federal. O sinal disponível será dividido entre todos os canais das diferentes instâncias do Poder Legislativo, cada um com sua própria programação. Na cidade do Rio, por exemplo, o sinal chegará pelo canal 15 UHF. Na frequência 15.1, será transmitida a programação da TV Senado; na 15.2, a da TV Alerj; a Câmara Federal estará na 15.3; e a Rio TV Câmara, na 15.4.

A TV Alerj transmite ao vivo as audiências públicas das Comissões Permanentes, as reuniões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e as votações da Ordem do Dia do plenário. O canal também conta com diversos programas sobre temas relevantes para a população do Rio.