A Comissão de Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai sugerir que a Casa inclua nos contratos com os fornecedores medidas para separação de resíduos recicláveis. O processo está em fase de experimentação na futura sede da Alerj, no edifício Lúcio Costa. Com a chegada do novo mobiliário, as caixas de papelão e o plástico estão sendo encaminhadas para o projeto Light Recicla, que troca resíduos por bônus na conta de energia elétrica. Essa foi uma das ações debatidas pelos membros da comissão na reunião remota realizada nesta sexta (08/05) para avançar na agenda de sustentabilidade.
O departamento de informática também irá fazer um estudo sobre as soluções ecológicas que podem ser implementadas nos computadores da Alerj, visando à redução no consumo de energia como a configuração dos equipamentos para descanso de tela, impressão frente e verso, além da campanha para o uso da ecofont.
O levantamento das leis estaduais e federais em vigor que geram obrigatoriedade para o legislativo na temática da sustentabilidade foi outra medida definida pela Comissão na reunião desta sexta. O intuito é saber quais já estão sendo cumpridas e quais ainda precisam ser vistas.
A próxima reunião da Comissão de Gestão Ambiental está marcada para o dia 22 de maio.