O setor energético amarga uma queda generalizada nas receitas gerada pela baixa demanda e pela expectativa de aumento significativo da inadimplência, forçada pela diminuição da renda da população desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os efeitos da crise no segmento e as medidas para superá-la são temas do primeiro seminário on-line produzido pela agência EPBR em parceria com a Câmara Americana de Comércio (Amcham), membro do Fórum de Desenvolvimento do Rio, para discutir o mercado de energia brasileiro na atual conjuntura.
A conferência virtual está marcada para a próxima segunda-feira (20/04) às 17h e contará com a presença do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, do subsecretário de Energia do Ministério da Economia, Gustavo Mafrim, e do advogado Daniel Szyfman. O evento é gratuito e o link para acesso é enviado após confirmação da inscrição no endereço disponível aqui.
De acordo com a agência Reuters, o governo federal prepara uma medida provisória com o objetivo de viabilizar um pacote de iniciativas para apoio a distribuidoras de energia elétrica, em meio aos impactos da pandemia de coronavírus sobre o setor. A medida poderá incluir empréstimos emergenciais de cerca de R$ 15 bilhões.
Em meio a esse cenário, segundo a Reuters, algumas distribuidoras já enviaram notificações de força maior a geradores, nas quais alertam que podem não conseguir cumprir contratos de compra de energia devido aos efeitos da epidemia e citam as conversas com o governo como uma possível saída.
Programação: Webinar | Os impactos do coronavírus no setor de energia
Horário: 17h
Data : 20 de Abril
Inscrições: https://bit.ly/2KbpTKI