Gestão pública ganha oportunidade de inovar durante pandemia

Inovar não é apenas fazer algo diferente, mas transformar o resultado em algo melhor. No atual cenário de pandemia, a inovação na gestão pública ganha ainda mais espaço com a oportunidade de impulsionar políticas capazes de dar respostas em meio a tantas incertezas. O tema foi destaque do quinto painel on-line que avaliou nesta segunda (13/04) os impactos do novo coronavírus na economia no Rio de Janeiro e reuniu especialistas além de experiências de outros estados brasileiros. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui

O recém-criado Laboratório de Aceleração e Eficiência Pública da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança (LAEP) vem desenvolvendo um trabalho conectando as diversas secretarias de governo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Nosso propósito é construir pontes entre servidores, governo e sociedade para explorar, conectar e principalmente executar, porque a inovação só acontece fazendo. Isso pressupõe também estarmos articulados com o poder Legislativo ao fortalecer redes de trabalho integradas”, explicou o assessor-chefe do LAEP Enzo Mayer Tessarolo, que destacou que a inovação não passa necessariamente por tecnologia, e que o foco do laboratório é dar suporte institucional e capacitar os servidores para usarem a criatividade aliada à análise de dados em tempos em que recursos são cada vez mais escassos.

“Trabalhamos basicamente com o foco no ser humano, no governo para pessoas. São duas frentes principais de atuação. Uma de fomento à cultura da inovação, com palestras, e outra de enquadramento de problemas complexos, entendendo qual é o desafio do parceiro, fragmentá-lo em partes menores e chegar a uma solução inovadora para aquele projeto”, disse Enzo. Para ele, a ALERJ pode contribuir com esse processo com a aprovação do novo marco legal da inovação, principalmente no que se refere às compras públicas.

                                                                 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro também criou recentemente o seu Laboratório de Inovação, o INOVA MP. Segundo o coordenador e promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro foi preciso também investir num arcabouço legal para criar um espaço de experimentação dentro do MP. “O sistema de justiça tem apego à tradição. Então tivemos que encontrar o ritmo certo para inovar. É muito desafiador mostrar que podem existir outras e melhores formas de se fazer algo, mas não podemos ser arrojados demais porque isso assusta. A busca é pelo o equilíbrio”, afirmou. Ele também listou avanços como no caso da fiscalização das obras da Baía de Guanabara para garantir o cumprimento dos contratos de forma mais efetiva, que já conta com um protótipo desenvolvido pelo INOVA MP.

                                                                   

Para a professora Maria de Fátima Bruno de Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é preciso buscar condições favoráveis à criatividade no ambiente de trabalho. “Ser criativo no ambiente de trabalho é trazer algum grau de novidade ou valor para aquele contexto. É mais fácil incrementar a criatividade mudando as condições do ambiente do que tentar fazer as pessoas pensarem de forma mais criativa”, afirmou.

                                                                          

Experiência de outros estados

O desafio da inovação em outros estados também foi abordado durante o painel. O “HUB Minas Digital”, programa de apoio à inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, que conecta governo com startups e academia em busca de soluções foi outra iniciativa apresentada. Segundo o coordenador do HUB, Thales Luan Dias, falar de inovação aberta e não falar de compras públicas, contratação e legislação é perda de tempo.  “Essa é a palavra-chave para inovar no setor público, caso contrário, vamos nos restringir ao fomento e não teremos resultados”, frisou Thales que contou que o governo de Minas Gerais já conta com três projetos em andamento, um deles já direcionado aos impactos da pandemia.

                                                                   

“A atual crise do coronavírus está impactando a transformação digital na dor”, ressaltou a coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (Íris), Jessika Moreira. Para ela, o momento também é de oportunidades. O laboratório acabou de implementar uma plataforma de atendimento on-line para a população com 50 médicos de plantão para orientar sobre os sintomas do Covid-19 e também fazer o encaminhamento aos hospitais caso haja necessidade. “Não queremos substituir o físico, mas oferecer mais canais de serviços públicos e usar a inovação para a retomada da economia no Ceará”, finalizou.

                                                                   

Acesse as apresentações:

Artur Kjá e Enzo Mayer Tessarolo - Laboratório de Aceleração de Eficiência Pública (LAEP) da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro

Profª. Maria de Fátima Bruno de Faria - Superintendente de Planejamento Institucional da UFRJ e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ)

 Daniel Lima Ribeiro - Promotor de Justiça Coordenador do Laboratório de Inovação do MP-RJ

Jessika Moreira - Coordenadora do Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará 

Thales Luan Dias - Gerente do Hub MG, da Diretoria de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais