Para pesquisador, novas métricas podem impulsionar investimentos em negócios de impacto

Pesquisadores da União Europeia, África e Brasil estão empenhados em desenvolver métricas capazes de avaliar a efetividade dos resultados dos negócios de impacto. A notícia foi divulgada pelo professor Pedro Verga Matos em entrevista ao programa Rio em Foco desta segunda-feira (06/04), que vai ao ar às 22h na TV Alerj. Verga Matos é doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, com pesquisas voltadas para a área de finanças sustentáveis e à inovação social em Portugal, Moçambique, Angola e, recentemente no Brasil.

A ideia é criar uma metodologia de análise dos negócios sociais que consiga demonstrar o potencial de retorno e atrair maior volume de capital privado. “Neste momento no mundo acadêmico há muita preocupação com a medição do impacto. Tradicionalmente a filantropia não se preocupava, embora tenha preocupações de transparência, e, por isso, apresente resultados. De qualquer modo, quando queremos juntar remuneração a impacto, precisamos saber exatamente onde vamos colocar investimentos e os resultados que vão obter. ”, ponderou.

De acordo com Matos, as universidades precisam acompanhar o tema e desenvolver pesquisas em consonância com a comunidade onde atuam ou ficarão para trás. “Isso é muito mais do que eficiência. É a efetividade que gera mudança real a longo prazo”, explicou.

Segundo o professor, para garantir a sobrevivência dos negócios sociais, além de explicitar as possibilidades de retorno com métricas bem desenvolvidas, é necessário que as instituições à frente do tema garantam que empresas que se considerem responsáveis ambientalmente estejam, de fato, colocando ações sustentáveis em prática. “É preciso que haja instituições que acompanhem o setor para garantir que as empresas que se associam aos negócios sociais não o façam apenas por questões de imagem. Se acreditamos efetivamente que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são para serem cumpridos e que é preciso reestruturar a forma de funcionamento das empresas, então cabe a nós obrigar que as empresas cumpram”, destacou.

A partir desta terça-feira (07/04), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível no Spotify e no Deezer. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (11/04), às 17h, e domingo (12/04), às 20h.