Câmara de Desenvolvimento Sustentável debate segurança hídrica no estado do Rio

A Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável realizará reunião on-line na próxima terça-feira (07/04) para debater o tema "Segurança Hídrica no Estado do Rio de Janeiro: cenário e soluções". A partir das 10h, os professores Haroldo Mattos de Lemos, presidente do conselho técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Adacto Ottoni, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o economista Isaque Ouverney, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) vão abordar o atual cenário hídrico do estado e apresentar soluções para garantir o abastecimento de quase oito milhões de habitantes.

De acordo com Ottoni, pesquisador da área de engenharia sanitária e ambiental, dentre os principais gargalos na gestão hídrica fluminense estão o licenciamento ambiental e a fiscalização dos empreendimentos do setor. “Precisamos melhorar os procedimentos de licenciamento ambiental e fiscalização para impedir a poluição das bacias hidrográficas e recuperar os mananciais”, destacou.

Programação:
10h - Como a água chega à torneira? O impacto da segurança hídrica no cotidiano - Haroldo Mattos de Lemos (ABNT)
10h20 - O papel do Estado na recuperação dos mananciais e no desenvolvimento de políticas sustentáveis de abastecimento - Adacto Ottoni (UERJ)
10h40 - Oportunidades em infraestrutura de saneamento nos municípios do Estado do Rio de Janeiro - Isaque Ouverney (Firjan)

O debate será realizado na plataforma Zoom e veiculado ao vivo pelo canal do YouTube do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Para assistir, basta ir à página.