Membros do Fórum de Desenvolvimento oferecem cursos gratuitos durante a quarentena

Com as restrições de circulação impostas pela quarentena, diversas instituições que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Rio estão ofertando cursos on-line gratuitos para ajudar a superar crise e enxergar novas oportunidades. O destaque é para FGV que oferece 55 cursos gratuitos neste período, mas também há ofertas no Senai, na ESPM, entre outros.

FGV
A FGV (Fundação Getulio Vargas), foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People’s Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio –, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda. As oportunidades oferecidas são principalmente para as áreas de Direito, Administração e Marketing. Acesse aqui.

Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) liberou, gratuitamente, em sua plataforma 12 cursos on-line de competências transversais em Educação à Distância (EAD). Os interessados devem ter mais de 14 anos e, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental. Acesse aqui.

Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já tem a oferta de cursos gratuitos como marca da instituição, está oferecendo mais de 80 cursos gratuitos. Acesse aqui.

ESPM
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) está oferecendo cursos gratuitos, em tempo real, realizados por webconferência, chamados de Pocket Live ESPM. Os encontros virtuais duram duas horas e podem ser acessados aqui.

Senar
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ampliou as vagas nos seus 70 cursos gratuitos. Os cursos são focados na capacitação para atividades ligadas ao meio rural como silvicultura, floricultura, criação de gado leiteiro, etc. Para acessar clique aqui.

CRA-RJ
A Universidade Corporativa do Administrador, vinculada ao Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), vai oferecer mais de 70 cursos on-line gratuitamente durante este período. Para acessar clique aqui e siga as instruções que aparecerão na tela.

UFF
A Universidade Federal Fluminense (UFF) está oferecendo três cursos gratuitos. Dois da área ambiental e um de redação. Acesse aqui.

Sistema OCB/RJ cria boletim com orientações sobre o coronavírus
Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o mundo tem sido impactado nas esferas da saúde e da economia. E como a cada dia surgem novidades a respeito dessa doença, o Sistema OCB/RJ preparou um boletim com as principais orientações a respeito do assunto. A ideia é levar informações úteis a fim de auxiliar os gestores das cooperativas fluminenses no processo de tomada de decisão. Acesse aqui.