Câmara de Infraestrutura e Logística fará atualização sobre as concessões de rodovias

A Câmara de Infraestrutura e Logística fez a sua primeira reunião do ano nesta terça (31/03) para definir os temas que precisam estar na pauta do grupo nos próximos meses. No encontro realizado virtualmente, ficou definido que a renovação antecipada das concessões das rodovias federais que passam pelo estado voltará a ser foco de trabalho. Segundo os membros da Câmara, é preciso uma atuação conjunta entre o parlamento e as entidades para que as necessidades do estado estejam contempladas nas concessões que já estão avançando junto ao governo federal.

“Já foi realizada a primeira audiência pública para a renovação da concessão da Via Dutra. O projeto saiu diferente dos anseios do estado, algumas solicitações foram acatadas e outras ainda serão analisadas. Precisamos acompanhar também o andamento das concessões do Arco Metropolitano e da Rio-Teresópolis para que o estado não perca essa oportunidade de investimentos”, explicou a superintendente de Logística da Secretaria de Estado de Transportes Célia Daumas.

Segundo o presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Luiz Fernando Santos Reis, é preciso analisar a possibilidade de prorrogação dos prazos dessas concessões.

“Já estávamos preocupados com a aceleração do governo federal em relação ao tema. Os estudos não foram bem executados e agora com essa paralisação não sabemos ao certo como ficaram. Precisamos de mais prazo antes dos leilões para que as empresas possam analisar e fazer os estudos de campo e avaliações necessárias, porque os projetos dessas concessões trazem mudanças que não conhecemos a fundo e não estamos tendo acesso a eles”, explicou Luiz Fernando.

Na próxima reunião, em data a ser definida, a Câmara de Infraestrutura e Logística realizará um painel para abordar o atual status, os pontos de atenção e destacar as oportunidades para o estado do Rio de Janeiro a partir das concessões. O encontro contará com a participação do Secretário de Estado de Transportes Delmo Pinho. “Vamos reunir a Secretaria de Transportes, a Fetranscarga, a Firjan e a ACRJ para esse painel”, explicou a subdiretora-geral do Fórum, que montou um GT para a organização do encontro.