Rio em Foco: atuação em rede pode impulsionar gestão legislativa mais sustentável

Após 20 câmaras municipais e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) participarem de evento e assinarem o termo de adesão à Rede Nacional Legislativo Sustentável na solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) dia 12 de março, a coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais do Senado, Karin Kassmayer compartilhou com o Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda (30/03), as ferramentas já disponíveis na Rede para impulsionar a gestão eficiente das três esferas do Poder Legislativo.

Kassmayer destacou que uma das principais preocupações da Rede de Legislativo Sustentável é assegurar a difusão do Plano de Logística Sustentável (PLS) e torná-lo uma ferramenta acessível às diferentes realidades das câmaras municipais. Para isso, a Rede de Legislativo Sustentável oferece, na plataforma de EAD do Tribunal de Contas da União, um curso de qualificação gratuito voltados aos servidores envolvidos na implementação do PLS.

“Temos alguns produtos que são oferecidos à comunidade, disponível para participantes ou não da Rede: um deles é o curso EAD (Ensino à Distância) oferecido pelo TCU sobre como elaborar o PLS, e temos também, no nosso site, uma matriz com um passo a passo de como elaborar o PLS”, explicou.

Sobre o desafio de implementar mudanças na gestão, Kassmayer avalia que no caminho da sustentabilidade é importante estabelecer metas ousadas, sem esquecer das pequenas ações que mostram resultado mais imediato e geram motivação para os grandes objetivos.

“Eu acredito na causa e vejo o resultado. É importante um planejamento que tenha metas ousadas, mas que ao mesmo tempo contemple as pequenas ações que possam ser efetivadas em curto espaço de tempo para você mostrar o resultado. Isso faz com que a engrenagem esteja em funcionamento, visando a algo maior, mas com resultados pouco a pouco sendo alcançados para que haja um portfólio”, ensinou.

Câmara dos Deputados reduz consumo de água em mais de 50%

A Câmara dos Deputados revela práticas inspiradoras no campo da sustentabilidade. Nos últimos 17 anos, aquela Casa Legislativa reduziu em 60% do consumo de água necessário para seu funcionamento. O chefe do serviço de Sustentabilidade do Ecocâmara, Luiz Vicente da Costa Braga, revelou que o uso de outros insumos essenciais também fez parte deste salto de qualidade na gestão do recurso público. “Tivemos redução no consumo de água, papel, energia elétrica, além da coleta seletiva que nos últimos anos dobrou a renda dos catadores. São pequenas ações, mas ainda assim importantes, que trazem efetividade enquanto resultado ambiental,social e econômico”, explicou.

No rastro desta ideia, as câmaras fluminenses começam também a se engajar. O vereador Rogério Camarinho, que representou o presidente da Câmara no evento, contou que, em Três Rios, existe uma preocupação cada vez maior com a agenda ambiental.

A partir desta terça-feira (31/03), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível no Spotify e no Deezer. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (04/04), às 17h, e domingo (05/04), às 20h.