Concurso do IBGE é adiado para 2021 devido ao Coronavírus

O concurso do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. A expectativa da instituição é retomar o calendário da seleção no ano que vem.

Em nota, o IBGE informou o adiamento do Censo para 2021 devido à pandemia de Coronavírus. “De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021”, comunicou o instituto. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição no processo seletivo serão reembolsados, conforme orientações a serem publicadas pelo IBGE nos próximos dias.

O IBGE estava organizando um processo seletivo para contratar mais de 200 mil funcionários para vagas temporárias em todas as regiões do país. As vagas eram para agentes censitários municipais, agentes censitários supervisores (ambos de nível médio) e para recenseadores (nível fundamental). A maior parte dos postos de trabalho era para recenseador, profissional responsável pela coleta de dados nos municípios, cuja remuneração prevista variava de acordo com o número de horas trabalhadas, mas poderia ultrapassar R$ 2.500 mensais para quem trabalhasse 40 horas semanais.