Rio em Foco revela o perfil da inovação adotado na indústria fluminense

Seis em cada dez indústrias fluminenses têm investido em inovação nos últimos três anos. Além disso, 83% destes empreendedores, que já experimentaram o impacto da inovação em seus negócios, revelaram que pretendem continuar investindo em práticas inovadoras nos próximos meses. O panorama foi descrito no estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que traçou o “Perfil de Inovação da Indústria Fluminense”. A pesquisa é tema do Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (9/3), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET), com entrevistas da coordenadora de pesquisas institucionais da Firjan, Joana Siqueira, do empresário Marcelo de Sá Pacheco, e participação da gerente de ambientes de inovação da Firjan, Júlia Zardo. 

“Nós vemos, com base na pesquisa, que há a presença de um “Mindset inovador” com políticas contínuas de inovação. O levantamento é relevante para que as empresas, se apropriando destes dados, alcancem maior eficiência na sua atuação no mercado”, avaliou Joana Siqueira.

O empresário Marcelo Pacheco, diretor do Sindicato Nacional da Indústria da Água Mineral (Sindinam), diz que o estudo da Firjan permite que os empresários tenham acesso a ferramentas de inovação focadas não só em incrementar seu mix de produtos, mas também aperfeiçoar todo o processo produtivo, tornando possível fazer mais com menos recursos. “A indústria cada vez mais precisa de eficiência. Estamos num mercado muito competitivo, com a presença de grandes corporações multinacionais que investem ativamente em pesquisa e desenvolvimento. Precisamos achar esse caminho. Existem várias parcerias que a indústria pequena/média está desenvolvendo por meio da Firjan ou outros institutos. Eu fiz um trabalho de eficiência energética em parceria com a federação que me permitiu redesenhar todo o processo de produção da empresa. Como resultado, tivemos uma economia de 21% do consumo de energia” comemora Pacheco, que comanda a L’Aqua, fabricante situada no município de Raposo, no Noroeste do Estado.

Lançada em 2019, a pesquisa traz dados sobre práticas inovadoras; intenção de investimentos em inovação; incentivos à inovação, dentre outras informações. Júlia Zardo ressaltou que o levantamento cumpre uma tarefa fundamental porque,segundo ela, para quem atua no setor produtivo é importante ter contato com as boas práticas do segmento. “É muito importante saber o que outras pessoas estão fazendo. A inovação pode ser disruptiva e mudar o patamar do modelo de negócios, mas também pode ser incremental, ou seja, focada no aperfeiçoamento do padrão de produtividade da empresa. Também é possível inovar de forma colaborativa. Não são só as grandes empresas que inovam. Muitas vezes as corporações precisam da parceria com pequenas empresas e institutos de pesquisa. Por isso, a Casa Firjan costuma ser esse espaço de encontro”, explica Zardo.

Motores para impulsionar a inovação

A pesquisa mostra que 63% das indústrias ganham vantagem competitiva com a inovação. A maior parte da visão inovadora ainda é vinculada ao mix de produtos, mas já há busca de inovações em áreas como Marketing, reconfiguração do modelo de negócios e processo produtivo. Joana aponta que um dos caminhos promissores para gerar inovação é buscar recursos com as leis de fomento à inovação. O estudo revela que apenas 20% dos empresários buscam esses recursos.“Um dos entraves é o desconhecimento dos empresários das leis de incentivo. Esse é um caminho para impulsionar a inovação”, destaca.

As universidades são as grandes desenvolvedoras de inovação e pesquisa no país. Pacheco revela que a indústria e a academia precisam se aproximar. A mobilização destes dois agentes, em parceria com o poder público, tem potencial para alavancar o desenvolvimento sustentável do Estado. “ Existe uma lacuna entre a universidade e o mercado. Precisamos nos aproximar. A empresa fornece um cenário fantástico de aprendizagem em que o aluno pode “colocar a mão na massa”, enquanto a universidade pode trazer o processo de inovação”, sugere o empresário.

A partir desta terça-feira (10/3), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (14/03), às 17h, e domingo (15/03), às 20h. O programa está disponível também em formato podcast. Para encontrá-los nas plataformas Deezer e Spotify, basta buscar por “quero discutir o meu estado” e acessar o programa.