Segurança no abastecimento da água do estado será tema de evento na Alerj

A recente crise hídrica enfrentada pelo estado está longe do fim. Para os membros da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável o caso recente de contaminação da água evidenciou a vulnerabilidade do Sistema Guandu, que abastece mais de 9 milhões de habitantes de diversos municípios do Rio. O tema abriu os trabalhos da Câmara em 2020, em reunião realizada nesta quinta (05/03) no Conselho Regional de Contabilidade. Na ocasião, ficou definido que o grupo irá realizar um evento no Plenário da Alerj, no dia 20 de março, sobre a segurança no abastecimento de água do estado. O encontro reunirá especialistas para apresentar o cenário e propostas de ação que contribuam para tornar as políticas públicas mais sustentáveis. O mote será o Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 deste mês.

O evento será realizado em parceria com a Comissão Parlamentar de Meio Ambiente da Alerj, presidida pelo deputado Thiago Pampolha. “A segurança hídrica envolve diversas questões como o desenvolvimento de negócios, a saúde pública e a segurança acima de tudo. Os cidadãos fluminenses estiveram agora diante dessa questão com o comprometimento do abastecimento do Sistema Guandu, que afetou a população”, afirmou o representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), Joper Padrão.

                                                        

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvemos recursos hídricos.“A Câmara de Desenvolvimento Sustentável contribui fortemente com a realização de eventos com essa temática na Assembleia Legislativa. A reunião de hoje vai culminar em mais um encontro que abordará a segurança hídrica no estado, marcando o Dia Mundial da Água. Vamos trazer especialistas para traçar uma agenda de ações e colocar o tema também no foco do parlamento estadual”, afirmou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha.