Caminhos do Fórum em 2020 passam pelo interior do estado

O Fórum de Desenvolvimento do Rio deu início à agenda de atividades de 2020 com sua tradicional reunião geral, nesta quarta-feira (12/02). No encontro, a secretaria-geral do Fórum, Geiza Rocha, fez um balanço das atividades de 2019 e abriu o microfone aos presentes para que eles apresentassem temas e expectativas para esse ano. Durante o encontro, realizado no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), temas como os incentivos fiscais, reforma tributária, mobilidade, debate do marco legal da inovação e a agenda de renovação das concessões rodoviárias e ferroviárias foram apontadas como prioridades. A continuidade do projeto Qualifica RJ, desenvolvido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio no ano passado como desdobramento dos seminários Desafios do Emprego também foram destacados. Na reunião, Geiza Rocha anunciou a implementação do projeto “Desenvolve Rio”, iniciativa que levará o Fórum a todas as regiões do estado.

“O objetivo desses encontros é trazer a pauta da diversificação econômica e atender a uma demanda das próprias instituições de levar o Fórum ao interior, reunindo as entidades e suas representações locais, além das associações empresariais para conhecer as agendas regionais. O intuito é trazer essa discussão para o legislativo estadual, para que os deputados possam estruturar projetos de lei para contribuir para esse desenvolvimento”, explicou Geiza.

A reunião contou com a participação do reitor da UERJ, Ricardo Lodi, que reforçou a importância de o estado voltar seu olhar para as suas particularidades e especificidades neste momento de crise, e garantiu que a instituição participará mais intensamente do Fórum em 2020. “Precisamos unir forças para encontrar saídas para o Rio de Janeiro que vão além do Regime de Recuperação Fiscal. Queremos trazer nossos pesquisadores e suas expertises para todas as câmaras setoriais e discussões”, enfatizou.

O investimento em inovação foi um dos principais temas abordados pelos participantes da reunião da geral do Fórum. Segundo Shirley Coutinho, coordenadora executiva da agência PUC-Rio de inovação, não podemos apenas contar com o governo para estimular a inovação no estado. É preciso envolver a iniciativa privada neste esforço. “Atualmente, 56% do orçamento da PUC-Rio vem de parceiras com o setor privado em projetos de pesquisa e desenvolvimento”, exemplificou Shirley.

Balanço 2019

No evento, a secretária-geral do Fórum também apresentou o balanço do trabalho do órgão em 2019, quando bateu o recorde no número de reuniões e eventos realizados. Foram nada menos do que 62 reuniões de Câmaras Setoriais e 27 eventos, com a participação de 3.142 pessoas, que abordaram a importância da adoção do Selo Arte, contribuíram para formatar o Qualifica-RJ, uma plataforma digital com oportunidades de empregos e cursos de qualificação profissional, entre outros temas e projetos, como o Casa Aberta.

“Esse primeiro encontro é de suma importância, porque inicia a agenda do Fórum em 2020 e dá o rumo de como cada Câmara Setorial vai se comportar e quais serão as temáticas abordadas, dando continuidade ao trabalho do ano passado e às novas pautas que foram trazidas hoje com muitos desafios pela frente”, afirmou Geiza. Para Pedro Spadale, gerente executivo da Amcham, a discussão sobre o comércio exterior e o potencial do estado não poderão ficar fora da pauta do Fórum.

Após a reunião geral, a agenda do Fórum traz a primeira edição do projeto Fórum Capacita 2020: o workshop sobre o Banco Sidra, plataforma digital de divulgação dos dados do IBGE. No encontro, direcionado aos funcionários dos gabinetes e ligados às funções administrativas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mas com vagas abertas ao público em geral, o analista de informações científicas e geoestatísticas do IBGE, Carlos Lessa, vai falar sobre o Sistema de Recuperação Automática (Sidra). A palestra está marcada para 18 de fevereiro, entre 10h e 12h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).

Imagens: Julia Passos - Comunicação Alerj

Para baixar a apresentação de hoje, clique aqui.

Para ler a reportagem da equipe da Assessoria de Comunicação da Alerj, clique aqui.

Acesse o Calendário 2020 do Fórum de Desenvolvimento do Rio clicando aqui.

Para assistir à reportagem da TV Alerj, clique aqui.