Alerj realiza segunda edição da campanha de coleta de lixo eletrônico

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a partir desta terça-feira (04/02), inicia a segunda edição da campanha de recolhimento de lixo eletrônico. No ano passado, a iniciativa encaminhou mais de 100kg de material ao descarte ambientalmente adequado. O ponto de coleta está localizado ao lado do Banco Itau do Palácio Tiradentes, sede do Poder Legislativo.

Estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que o Brasil é o sétimo maior produtor de 'e-lixo' do mundo e o maior da América Latina. Entretanto, segundo relatório da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), somente 2% dos resíduos são reciclados. O despejo inadequado do lixo eletrônico pode causar graves danos ambientais. Os aparelhos têm substâncias altamente tóxicas em sua composição e sua decomposição pode trazer muitos prejuízos à saúde humana e animal. Em 2019 o Fórum de Desenvolvimento do Rio produziu um informativo reunindo dados sobre o lixo eletrônico e suas consequências.

Materiais coletados

O material que pode ser coletado inclui computadores e servidores completos; gabinetes/CPU completo; mouse; teclado; caixas de som; estabilizador; fontes adaptadoras; cabos diversos; 'drivers'; fonte de microcomputadores; impressoras; aparelhos de DVD, vídeo cassete e vídeo games; telefones; aparelhos de fax; centrais eletrônicas; 'notebooks'; placa mãe; placa de vídeo, rede, som; memória; processadores; HDs; celulares; máquinas fotográficas.

Não são aceitas pilhas, 'toners', lâmpadas e equipamentos de linha branca (eletrodomésticos de maior porte), como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas, entre outros aparelhos.

Serviço
Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico
Ponto de coleta: Ao lado do Banco Itau, na entrada dos fundos do Palácio Tiradentes.