Endowments serão tema de reunião do Conselho das Fundações de Apoio ao Ensino Superior

Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) promove na próxima quinta-feira (06/02) o segundo encontro sobre Fundos Endowments, também conhecidos como fundos filantrópicos. O evento, que ocorrerá das 9h às 18h no Windsor Florida Hotel, no Rio de Janeiro, tem como foco as facilidades e entraves oferecidos pela legislação vigente para implantação dos fundos de endowments para financiar instituições brasileiras de pesquisa e inovação.

Serão apresentadas, ainda, experiências e casos já realizados na área, bem como exemplos de ampliação da cultura de fomento desse tipo de financiamento filantrópico no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. O seminário é voltado para dirigentes e colaboradores das fundações, gestores dos Institutos Federais de Educação (Ifes) e de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), membros de órgãos de controle, coordenadores de projetos e investidores em geral.

As inscrições podem ser feitas no site do Confies, clicando aqui. A participação é gratuita para filiados ao Confies e integrantes de ifes. Inscrições individuais e de não afiliadas: R$100,00 por pessoa (por meio de depósito ou transferência bancária).

Os fundos patrimoniais, também conhecidos como endowment funds ou fundos filantrópicos, são fundos de caráter permanente formados por recursos obtidos por meio de doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas, que são investidos no mercado financeiro por um gestor profissional para serem rentabilizados. Os rendimentos são revertidos para projetos relacionados à finalidade social atrelada às doações. Dessa forma, o financiamento às instituições pode se tornar perene por estar vinculado aos dividendos de um fundo já constituído.

Serviço

Evento do Confies debate Endowments
Data: 06/02
Horário: das 9h às 18h.
Local: Windsor Florida Hotel no Rio de Janeiro- R. Ferreira Viana, 81 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
Mais informações: (21) 2195-6800