Podcast “Quero discutir o meu Estado” amplia plataforma de comunicação do Fórum

O Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ampliou sua plataforma de comunicação e lançou o podcast “Quero discutir o meu Estado”. O objetivo do projeto é ampliar os espaços de debate sobre a importância de economia e política caminharem juntas para oferecer melhores serviços e oportunidades de desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Nos programas postados, especialistas, políticos, gestores e empresários de diferentes segmentos da economia falam sobre a agenda para a retomada do crescimento econômico e apresentam iniciativas que apontam para o futuro que pode construir a partir do diálogo e da cooperação.

Podcast é uma forma de transmissão de informações e conteúdos prioritariamente por meio de arquivos de áudio, muito semelhante a programas de rádio. A diferença é que pode ser acessado sob demanda, ou seja, o usuário/ouvinte pode ouvir em uma plataforma de streaming quando quiser gratuitamente. Os primeiros episódios disponíveis no podcast são uma série de 6 entrevistas do programa “Rio em Foco” que abordaram temas como a economia do mar, a vocação para eventos da cidade do Rio, as oportunidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), dentre outros. A partir de fevereiro a ideia é ampliar o projeto criando outras playlists com novos conteúdos.

"Vamos aproveitar os debates organizados pelo Fórum e os temas discutidos mensalmente nas oito câmaras setoriais, por especialistas dos mais variados setores, para criar conteúdos interessantes e informativos que retratem a diversidade da economia fluminense. Por natureza, o Fórum de Desenvolvimento do Rio já é um produtor diário de informação para o Parlamento para orientar políticas públicas e a produção legislativa. Consideramos o podcast uma forma democrática de promover o acesso a esses conteúdos, já que nem sempre é possível, por exemplo, parar em frente a uma TV ou computador para assistir a um programa, por exemplo. Optamos por começar transformando um produto que já produzimos regularmente, que é o “Rio em Foco”, em podcast”, explica a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

O podcast está disponível no Spotify e em breve estará também disponível nas outras principais plataformas de streaming, como: Deezer, Castbox e Google Podcast. É gratuito e é possível, de acordo com a política de consumo de cada uma dessas redes, baixar o episódio para ouvir onde e quando quiser.

Confira os programas clicando aqui.