Rio se tornará a Primeira Capital Mundial da Arquitetura

A partir do dia 31 de dezembro de 2019 a cidade do Rio de Janeiro vai se tornar a Primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tema do Rio em Foco que vai ao ar nessa próxima segunda-feira (30/12), às 22h, na TV Alerj (canal 12 NET). 
 
“Muitas cidades do mundo têm uma arquitetura de um determinado período como característica. O Rio de Janeiro acaba sendo uma mistura muito interessante para o mundo que vai desde arquitetura colonial até os cinco séculos que se passaram de arquiteturas variadas. É um museu a céu aberto”, afirmou a diretora executiva do Comitê Rio 2020, Valéria Hazan, entrevistada do programa.

Ao longo de 2020 o Rio de Janeiro terá diversas atividades ligadas à arquitetura e para aumentar a participação da população nessa agenda, a Prefeitura publicou um chamamento que permite que qualquer pessoa envie propostas e, se aprovada, use a marca Rio 2020, tenha apoio e divulgação institucional da organização.

"Recepcionamos uma série de propostas de eventos culturais relacionados à cidade, arquitetura, patrimônio histórico e também pensando sobre o futuro. Vamos abrir no Reveillon as iniciativas ligadas a titulação junto à RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio)” explicou a diretora executiva.

Ainda de acordo com Valéria é preciso maior engajamento da população e também apoio das mídias.

“A nossa intenção é que toda a sociedade conheça esse título e conheça a história da nossa cidade e que também possam vislumbrar um Rio melhor”.

A partir dessa terça-feira (31/12), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (04/01), às 17h, e domingo (05/01), às 20h.