Alerj participa do lançamento de exposição que comemora os 70 anos da UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza até o dia 20 de dezembro a exposição “O Rural como Paisagem”, como parte das comemorações de 70 anos da instituição. A exibição inaugura o mais novo equipamento cultural da universidade, a Galeria de Arte Itinerante, que congrega cinco estruturas cúbicas, em escala de dois metros, espalhadas pela área externa do campus Maracanã, quebrando o típico espaço urbano baseado em metal e concreto. Com 25 fotos que retratam o cenário rural fluminense coletadas pelo professor e pesquisador Gláucio Marafon ao longo de 20 anos de pesquisa. Na quarta-feira (11/12) , o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, se juntou à celebração mediando o debate de lançamento do catálogo da mostra. 

"A exposição destaca a presença da agricultura familiar como vetor fundamental do espaço rural fluminense, contrabalançando o impacto da chamada “Revolução Verde” com práticas produtivas mais afinadas ao desenvolvimento sustentável. O espaço rural fluminense é marcado pela produção familiar que valoriza o patrimônio natural e histórico do Estado. Essas práticas produtivas constituem uma produção alternativa ao modelo dominante do agronegócio, cujo objetivo é construir novas bases agroecológicas e sustentáveis que incentivam o fluxo de pessoas oriundas da cidade, sejam turistas ou residentes, em busca de tranquilidade e qualidade de vida”, destacou o idealizador da exposição.

A subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, que mediou o encontro, destacou que a exposição é um exemplo brilhante da capacidade de fomentar e aperfeiçoar as opções de desenvolvimento mais adequadas ao Rio que a UERJ manifestou nas últimas décadas. “O professor Gláucio Marafon reuniu Itália, Costa Rica e os poderes Executivo e Legislativo estaduais para mostrar a força que a nossa diversidade produtiva, com bases fortes na agricultura familiar, tem de promover uma onda de desenvolvimento unindo turismo, território e a experiência que o campo traz de conexão com a natureza”, apontou.

Participaram do debate, além do professor e pesquisador do Instituto de Geografia da UERJ Glaucio Marafon, a professora de Geografia econômico-política da universidade italiana Tor Vergata, Marina Faccioli, a professora da Escuela de Ciencias Geográficas da Universidade Nacional da Costa Rica, Meylin Alvarado Sanchez, e o subsecretário adjunto de Agricultura Familiar da secretaria de estado de Agricultura, Adriano Lopes.