Prima rica da ostra, vieira movimenta economia do estado

O município de Angra dos Reis foi reconhecido como maior polo de cultivo de vieiras do país, a região produz cerca de 40 mil dúzias por ano. É um molusco muito parecido com a ostra, característico da costa brasileira e considerado uma iguaria na gastronomia. Em 2019, a região da Baía da Ilha Grande ganhou o Selo de Indicação Geográfica, permitindo maior competitividade do setor, expansão da maricultura e o desenvolvimento de outras atividades como, por exemplo, o turismo. “A vieira é um dos animais que compõe a aquicultura desenvolvida nas fazendas do mar do estado do Rio. Essa atividade é essencial para a economia, principalmente devido à queda da pesca nos últimos anos e pelo potencial turístico que possuem”, explicou o diretor da faculdade de oceanografia da Universidade do Estado do Rio, Marcus Bastos, um dos entrevistados do Rio em Foco que vai ao ar nessa próxima segunda-feira (09/12), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET).

As vísceras das vieiras estão sendo utilizadas para testes na produção de medicamentos que reduz as células tumorais. “Desde o início dos anos 2000, a UFRJ pesquisa substâncias capazes de interferir na produção do câncer. Uma dessas abordagem foi a prevenção da metástase, e nós encontramos grande quantidade dessa substância na vieira” afirmou Mauro Pavão, professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com Pavão, a UFRJ está equipando um laboratório com recursos do Ministério da Saúde para a produção em grande quantidade do composto do molusco isolado para que possa fazer os testes não clínicos, testes de dosagem, toxicidade e resistência.

“Esse tripé: gastronomia, saúde e turismo, tornou a Baía da Ilha Grande referência em termos de maricultura no estado do Rio de Janeiro”, ratificou Marcus Bastos.

A partir dessa terça-feira (10/12), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (14/12), às 17h, e domingo (15/12), às 20h.