Após crise, setor da construção civil aposta em inovação para crescer

“As startups estão trazendo um oxigênio novo para o mercado”, afirmou o diretor de transformação digital da Cyrela, Guilherme Sawaya, em entrevista ao Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (02/12), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET). No programa, ele conta como as startups estão auxiliando empresas do setor de construção civil a saírem da crise por meio de inovações tecnológicas.

“Nos aproximamos das startups porque precisávamos resolver problemas e contratar fornecedores. Elas são alternativas baratas e com alto nível de tecnologia”, afirmou Guilherme. Durante a entrevista, também foi apontada a importância de eventos como o Hacking.Rio, considerado o maior hackathon da América Latina,que reúne diferentes setores na busca por soluções e inovações tecnológicas.

“Esse é o local onde as conversas acontecem. Encontros como esse tem um mérito muito grande porque conseguem unir diferentes personagens e poderes para tirarem projetos do papel”, reiterou Sawaya.

Atualmente, as startups que atuam de forma colaborativa e inovadora no setor da construção civil são conhecidas como construtechs e, apesar de estarem transformando o ambiente com novas ideias, ainda enfrentam o desafio de se firmarem no mercado, "é preciso trabalhar a cultura das instituições para que estejam mais abertas. Na Cyrela, por exemplo, estamos mudando a cultura da empresa para uma cultura de experimentação, de tolerância ao erro. Trazer uma startup é construir junto com eles, esse é um dos mantras da inovação”, explicou Sawaya.

A partir dessa terça-feira (03/12), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (07/12), às 17h, e domingo (08/12), às 20h.