Doing Business: Brasil quer estar entre as 50 melhores economias do mundo para fazer negócio

A edição 2020 do relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial, será apresentada na próxima segunda-feira (02/12) durante evento organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) em parceria com a Fecomércio RJ. O encontro “O Brasil no Doing Business” reunirá empresários, instituições e representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal. As atividades terão início às 8h30, no auditório da Fecomércio RJ, e as inscrições podem ser feitas clicando aqui

Na ocasião, serão apresentados o diagnóstico do recém-lançado relatório Doing Business 2020, com uma avaliação de como está o Brasil em relação aos outros países, e as medidas implementadas, em 2019, que terão impacto positivo no Doing Business de 2021.

Entre os indicadores utilizados na análise estão a abertura de empresa, obtenção de alvarás de construção, obtenção de eletricidade, registro de propriedades, obtenção de crédito, proteção dos investidores minoritários, pagamento de impostos, comércio internacional, execução de contratos e resolução de insolvência.

Em uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, a SEME criou dez Grupos Temáticos de Ação (GTAs), um para cada indicador mensurado pelo Relatório Doing Business que analisa a principal cidade de negócios de cada país avaliado e, no caso de países com mais de cem milhões de habitantes, as duas principais cidades. No Brasil, são avaliadas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Meta

Com o objetivo de alcançar a meta do Brasil estar entre as 50 melhores economias do mundo para fazer negócio, foram estabelecidas metas anuais específicas para cada grupo temático, com monitoramento periódico da SEME. Os GTAs reúnem representantes do Executivo Federal, dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e das respectivas capitais, além do CNJ e dos Tribunais de Justiça desses estados.

Os Grupos Temáticos de Ação têm definidas e em fase de implementação, uma série de ações com foco na melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, numa melhor classificação do Brasil no Relatório Doing Business. Os primeiros resultados do trabalho dos GTAs serão medidos a partir do relatório Doing Business 2021 que será apresentado pelo Banco Mundial em outubro de 2020.

Serviço:
O Brasil no Doing Business
Data: 02 de dezembro
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório da sede da Fecomércio – Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo
Inscrições: clique aqui