O Rio tem condições de ser um hub mundial de logística”, afirma Delmo Pinho em evento na ACRJ

O Conselho Empresarial de Logística e Transportes da ACRJ realizou, no último dia 30, o 1º Café com Logística, evento que reuniu empresários do setor e parlamentares. Durante o encontro, o presidente do Conselho, Delmo Pinho, elencou os desafios e oportunidades do setor no estado, apresentando uma série de projetos para os deputados estaduais presentes no evento.

Pinho focou na importância da renovação da malha ferroviária do Rio, um investimento que poderá contribuir para a recuperação da economia fluminense. “O Rio tem condições de ser um hub mundial de logística”, afirmou.

Após apresentar estratégias de planejamento do setor de transportes e logística do estado, além das demandas do Rio em relação à modelagem das novas concessões das rodovias federais que passam pela região metropolitana, Delmo Pinho deu enfoque a dois projetos principais.

O primeiro é a Ferrovia Rio-Vitória, um importante projeto para a economia fluminense, na visão de Delmo. “Esse é um fator de competitividade muito importante", explicou.

Segundo ele, já foi entregue ao Governo Federal um projeto de engenharia para a empreitada, e um relatório evidenciando a viabilidade da concessão está sendo finalizado, para entrega no fim de novembro.

O outro projeto apresentado foi a Ferrovia Transcontinental, que ligaria a Ferrovia Norte-Sul, na altura de Uruaçu, em Goiás, com o Porto de Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. “Essa ferrovia é uma das alternativas de solução do Brasil”, disse. “Não podemos perder essa guerra. Precisamos lutar pela EF-354”, concluiu Delmo Pinho.

Ele destacou a importância da presença dos parlamentares no evento, com o objetivo de ampliar a comunicação entre a Secretaria de Estado de Transportes, o Conselho e o Legislativo.

“Existem desafios importantes em um momento muito bom do Rio de Janeiro, por isso é fundamental a presença dos senhores parlamentares para que possamos mostrar nossa visão, do setor empresarial e do Executivo estadual. Temos planos setoriais que nos dão a direção dos investimentos. Mas os planos, além de bons, precisam ser vivos e perseguidos”, disse.

O Estado do Rio, na visão do presidente do Conselho, tem um potencial de crescimento marcante, dado o fato de ser vizinho de São Paulo e Minas Gerais, o primeiro e o terceiro PIB entre os estados brasileiros, respectivamente. Dessa forma, bastaria ao Rio de Janeiro identificar o seu lugar nesse contexto. “O Rio é uma economia de serviços, não é como São Paulo ou Santa Catarina, economias agrícolas e industriais. E serviço é logística”, afirmou aos deputados.

Estiveram presentes os deputados estaduais Márcio Pacheco, Martha Rocha, Carlo Caiado, Welberth Rezende, Renan Ferreirinha e Franciane Motta, além do diretor-geral da Alerj, Wagner Victer. Também compareceram os assessores Marcos Paulo (representando o deputado Bagueira), Robson Oliveria (Valdecy da Saúde), Luciano Mendonça (Waldeck Carneiro), Rafael Nunes (Mônica Francisco) e Douglas Auvelo (Thiago Pampolha).

Texto e Imagem: Equipe de Comunicação ACRJ