Programas de Hortas Urbanas em escolas e comunidades estimulam alimentação saudável no estado

As hortas urbanas podem se tornar uma ótima opção para quem deseja alimentos mais saudáveis e frescos. Para a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Marta Ricci, uma das entrevistadas do Rio em Foco desta segunda-feira (25/11) “as hortas urbanas são sinônimo de segurança por não conterem agrotóxicos, pela possibilidade de escolha do que plantar e do que se deseja comer, e também como garantia para imprevistos, como foi o caso da crise do desabastecimento que aconteceu em 2017 com a greve dos caminhoneiros. As pessoas tinham dinheiro para comprar, mas não tinham produtos para serem vendidos.”

No programa, que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 Net), os entrevistados Claudio Capeche, pesquisador da Embrapa, e o engenheiro agrônomo da EMATER-Rio Benito Igreja apresentam o cenário das hortas urbanas no estado do Rio e as iniciativas que incentivam essa prática, principalmente nas escolas e nos espaços públicos.

“Dentre as ações que a Emater desenvolve está a criação de hortas nas periferias das cidades através de cursos de capacitação e treinamento”, explicou o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, Emater Rio, Benito Igreja.

Outro espaço que também pode se tornar excelente para a implantação de projetos ligados às hortas urbanas são as escolas.

“O projeto Embrapa Escola é voltado paras as escolas municipais do Rio e também as comunidades ao redor delas. Nosso trabalho é dar suporte e auxilio de como utilizar o solo e o plantio de forma adequada”, afirmou o pesquisador da Embrapa Solos, Claudio Capeche.

O maior desafio de articular projetos ligados às hortas urbanas é o da educação.

“Esse tema precisa ser tratado desde cedo nas escolas para ensinar as crianças sobre a importância das plantas. A partir delas, é possível aprender disciplinas como biologia, geografia, matemática, história e física. A Integração no ambiente escolar entre professores, alunos e pais também possibilita o surgimento de novas hortas em toda a comunidade”, reforçou Capeche.

A partir dessa terça-feira (26/11), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (30/11), às 17h, e domingo (01/12), às 20h.