Qualifica RJ ganha espaço na Setrab

A Secretaria de Trabalho e Renda vai criar uma unidade de produção voltada especificamente para a plataforma digital Qualifica RJ, informou a assessora de gabinete Ana Asti, na reunião do Grupo de Trabalho de Cursos e Qualificação, realizada nesta quarta-feira (13/11), na sede do Sistema OCB-Sescoop/RJ, um dos parceiros do projeto. O objetivo é integrar o trabalho de monitoramento e pesquisa feito em conjunto com o Fórum de Desenvolvimento do Rio - e entidades que o compõem -, com o apoio técnico da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

“Estamos fazendo uma parceria entre as Secretarias, e a parte de tecnologia e construção da plataforma vai ser realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. Então, todo esse trabalho com os parceiros para levantar o que cada um tem hoje, serve para mostrarmos nossa força. Com isso pronto, vamos apresentar para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e construir com eles a tecnologia real da plataforma”, explicou Ana.

Na reunião de hoje, cada instituição apresentou informações sobre suas ofertas de cursos, e a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, mostrou um levantamento feito a partir de uma pesquisa com as 35 instituições fazem parte do time do Qualifica RJ.  Com as respostas de 21 organizações que já preencheram o questionário, foram identificados 1032 cursos on-line de um total de mais de 2.900 cursos oferecidos pelas instituições nas mais diversas áreas. Entre opções as gratuitas e pagas, Geiza afirmou que esse número mostrou o potencial do Qualifica RJ.

O próximo passo do projeto é reunir do dia 27 de novembro os dois grupos de trabalho, de Cursos e Qualificação e o de Banco de Talentos, para alinhar as informações e desenvolver um relatório que será apresentado em uma reunião de cúpula do Fórum, que contará com a presença do presidente, o deputado André Ceciliano, e dos presidentes e reitores das entidades. A reunião do dia 27/11 será realizada das 14h às 16h na sede do Sistema OCB-Sescoop/RJ, e a apresentação final do projeto será no dia 10 de dezembro, das 10h às 12h, na Biblioteca Maria Portugal, no Palácio Tiradentes.