Qualifica RJ promove intercâmbio de experiências sobre bancos de talentos das instituições

O Grupo de Trabalho de Banco de Talentos, que integra o projeto Qualifica RJ, se reuniu nesta terça (12/11) para apresentar como as instituições trabalham essa ferramenta e quais os principais entraves enfrentados para conectar mão de obra à oferta de vagas. O compartilhamento de informações e experiências visa a contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma que concentre todo esse conteúdo em um único local, juntamente com as oportunidades de qualificação profissional, para vencer os desafios do emprego e do trabalho no Estado do Rio de Janeiro.

Manter o banco de talentos sempre atualizado foi citado como uma das principais dificuldades do grupo, que muitas vezes acaba optando por utilizar os serviços de redes sociais voltadas para uso profissional e disponibilização de currículos como saída para o problema. A falta de conexão e diálogo das instituições com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) no estado foi outro ponto levantado durante o encontro. Na ocasião, representantes do Senai, Sest/Senat, Senar, IBP, SindiRio, Clube Engenharia, CRBio-02 e CRCRJ participaram compartilhando suas experiências.

“Hoje conhecemos como as instituições estão desenvolvendo soluções para responder ao desafio de unir as vagas de emprego aos bancos de talentos criados por elas. Vimos como cada solução foi desenhada e seus principais desafios. Essa troca é fundamental para que possamos desenhar através da plataforma soluções que possam fortalecer esse trabalho”, afirmou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha.

Qualifica RJ

O projeto Qualifica RJ reúne 35 instituições, dentre elas governo, Sistema S, conselhos profissionais, associações, sindicatos e universidades para atuarem juntas e em sinergia nas questões do emprego e do trabalho no estado do Rio de Janeiro. Ele se concretiza em uma plataforma que reunirá demandas e ofertas de emprego, além de cursos de todo o estado. Para isso, foram montados dois grupos de trabalho, um voltado para monitoramento de cursos e qualificações e outro para a criação de um banco de talentos e ofertas de vagas.