Instituições se mobilizam para implementar uso do BIM em órgãos públicos

Para agilizar a disseminação do BIM ( Building Information Model) algumas instituições como o Sebrae e o Tribunal de Contas (TCE) se uniram para a implementação da plataforma nas repartições públicas. Ela permite maior rapidez, redução de custos e facilidade na execução e entrega das obras.

No programa Rio em Foco desta segunda-feira (11/11), que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET), o vice presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio (SINDUSCON), Roberto Kauffmann, fala sobre os desafios de colocar o BIM em prática nos órgãos públicos e como sensibilizar os gestores sobre a importância desse tema.

“A implementação do BIM em todas as repartições públicas é muito importante para o setor da construção civil. Além de agilizar a elaboração dos projetos e otimizar a qualidade deles”, explicou Roberto Kauffmann.

Dentre os principais exemplos no país que já utilizam a plataforma estão o Exército Brasileiro em obras militares e o Instituto de Cardiologia do estado de Santa Catarina.

“O Sebrae tem uma grande capilaridade e um diálogo muito bom com as prefeituras e também com o governo do estado, além de ser um agente importante para a disseminação dessa plataforma. E o TCE , na sua atividade de controle, de informação e de prevenção, com a implementação do BIM pode melhorar a eficácia na administração pública”, afirmou o gerente de políticas públicas do Sebrae RJ, Tito Ryff.

A partir dessa terça-feira (12/11), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (16/11), às 17h, e domingo (17/11), às 20h.