O Estado do Rio de Janeiro tem a sua trajetória marcada pelos trens. Foi em território fluminense que se deu a instalação da primeira ferrovia do Brasil, em 1854. Popularmente conhecida como Estação Leopoldina, a revitalização da Barão de Mauá é uma das pautas da Audiência Pública que será realizada no dia 6 de novembro, às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, na Alerj. O encontro é uma parceria entre Comissão de Turismo, a Frente Parlamentar Rio nos Trilhos e o Fórum de Desenvolvimento do Rio.
A audiência tem como tema o “Rio de Janeiro de volta aos trilhos – passado, presente e futuro e o programa estadual de recuperação da malha ferroviária de passageiros cargas e reativação dos trens turísticos”. Na ocasião, a Frente Parlamentar irá apresentar as propostas para viabilizar a reativação da malha ferroviária ociosa do estado.
Entre as principais ferrovias com fins turísticos estão a Guia de Pacobaíba – Vila Inhomirim, Nogueira – Itaipava, Paraíba do Sul – Cavarú e Miguel Pereira – Governador Portela. Estão em discussão também os trens regionais de Japeri – Barra do Piraí, Campos – Macaé, Rio – Petrópolis e Volta Redonda – Resende-Itatiaia. Além dos pequenos cargueiros de Campos – Itaperuna e Queimados – Comperj – Campos – Porto Açu.