O Censo Agropecuário 2017 do IBGE coletou informações para traçar uma fotografia do campo no país, responsável por 25% das riquezas do Brasil. Foram visitados um total de 7,5 milhões de endereços, num trajeto dos recenseadores que somou 5,56 milhões de quilômetros de extensão. Apenas no Rio de Janeiro, foram cerca de 60 mil estabelecimentos visitados. No dia 12 de novembro, às 13h, o gerente-técnico do Censo Agropecuário, Antonio Florido, apresentará, numa reunião conjunta do Fórum de Desenvolvimento e da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária e Pesqueira da ALERJ, presidida pelo deputado João Peixoto (DC), um recorte dos resultados da pesquisa no estado que acaba de ser lançada.
A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º de outubro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018 e foram levantadas informações sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola, além da utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros. "Para nós é um momento muito importante, de conhecermos os números do nosso estado e podermos pensar em políticas públicas de desenvolvimento desse setor", afirma o deputado João Peixoto.
O IBGE integra o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio desde 2017, ocasião em que lançou o Censo Agro no plenário da ALERJ.
O evento será realizado no auditório Senador Nelson Carneiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Para participar, basta se inscrever pelo link: bit.ly/ApresCensoAgro
Serviço:
Apresentação do Censo Agropecuário 2017
Dia: 12 de novembro
Horário: 13h às 15h
Local: Palácio XXIII de Julho (Anexo ao Palácio Tiradentes) - Rua Dom Manuel, s/n° - 6º andar, Auditório Senador Nelson Carneiro.
Inscrições: clique aqui