Certificado de Qualidade da água mineral fluminense impulsiona concorrência no estado

O estado do Rio de Janeiro é o terceiro maior produtor de água mineral do país, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Para estimular a competitividade desse setor foi lançado um Certificado de Conformidade da Água Mineral que tem como foco garantir ao consumidor a qualidade do produto. 

No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (04/11), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET), o empresário e diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (SINDINAM), Marcelo Pacheco, e o geólogo e especialista de recursos minerais da Agência Nacional de Mineração (ANM), Willians Carvalho, falam sobre o processo de adesão desse certificado e os avanços necessários na legislação para promover maior competitividade e valor agregado.

Atualmente, dez empresas já receberam o Certificado de Qualidade que surgiu da parceria entre a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Sebrae-RJ, a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), o Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (Sindinam) e o Departamento de Recurso Mineral do Rio de Janeiro (DRM). Para consegui-lo, é preciso se adequar às normas de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“O registro possibilita que pequenas empresas tenham maior ganho de competitividade em relação aos grandes conglomerados, além de ser importante para agregar valor ao produto. Cada empresa busca dentro de suas características o que ela considera importante e a comunicação com seus consumidores para apresentar seus diferenciais” explicou Pacheco.

O crescimento do setor também é consequência da mudança de hábitos da população. Segundo o pesquisador do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD -RJ), Leonardo Soares, “há o consumidor genérico, que não está tão por dentro das ações de comunicação, não conhece categorias e olha mais os preços, e o consumidor educado, que conhece as marcas, presta atenção nos rótulos e conhece as embalagens”.

Além disso, os consumidores também estão cada vez mais atentos às embalagens sustentáveis e preocupados em comprar produtos de empresas que têm o compromisso e o respeito com o meio ambiente. “O mesmo público que hoje está despertando para o consumo de águas minerais também é um grupo altamente conscientizado, então, em algum momento, essas pessoas vão começar a questionar as embalagens, porque água gera muito resíduo plástico e isso é um desafio que o setor tem que estar consciente”, afirma Carvalho.

A regulamentação de águas minerais no Brasil data de 1945. "Hoje essas leis estão sendo revistas para que sejam feitas mudanças que garantam avanços no setor. O mercado está nos apresentando os desafios e a agência deve se adequar”, explica Carvalho.

A partir dessa terça-feira (05/11), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (09/11), às 17h, e domingo (10/11), às 20h.