Fórum e CRA-RJ debatem inovação para além da tecnologia

Inovação e tecnologia são conceitos que muitas vezes caminham juntos. No entanto, promover mudanças no setor público pode demandar presença, e a utilização de ferramentas de governança e mobilização que vão além das tecnologias. E é nisso que o conselheiro do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), César Campos, acredita. “Inovar está na mudança de atitudes, procedimentos, postura e visão. Uma grande inovação foi a criação do Fórum de Desenvolvimento do Rio para discutir o desenvolvimento estratégico e econômico partindo da Assembleia Legislativa. Não há na história da instituição experiência semelhante”, exemplificou Campos durante o programa “Conversa Pública”, da TV CRA-RJ, que contou também com a participação da secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Nesta edição do programa, Geiza apresentou outros exemplos de inovação, como a Plataforma Digital Qualifica RJ, que está sendo criada para ser uma área de convergência de ações e informações voltadas à formação, qualificação e requalificação de mão-de-obra no estado. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (SEDEERI) e mais 35 instituições.

O Qualifica RJ surgiu depois de quatro encontros no plenário da Alerj, e de um na Casa Firjan, em que foram discutidos os desafios do emprego no estado. Hoje, após algumas reuniões, a iniciativa tem como proposta ser uma plataforma que reunirá demandas e ofertas de emprego, além de cursos de todo o estado. Para isso, foram montados dois grupos de trabalho, um voltado para monitoramento de cursos e qualificações e outro para a criação de um banco de talentos e ofertas de vagas.

Além de abordar a crise econômica pela qual o estado do Rio de Janeiro passa, os dois convidados também apontaram os setores que eles acreditam merecer maior atenção dos fluminenses nos próximos anos. Indústrias como a do petróleo e a do turismo foram destacadas no programa ancorado pelo jornalista Josué Amador.

Sobre os royalties do pré-sal, a secretária-geral adianta que é preciso "organizar a casa" para a sua chegada. “Existe um recurso que o Rio precisa acessar, e ele está chegando, mas temos que estar preparados para não repetirmos os mesmos erros”, explica Geiza.

Esta edição do programa “Conversa Pública” já está disponível no canal do YouTube do CRA-RJ, e para assistir, basta clicar aqui. Recentemente o CRA-RJ passou a integrar o quadro de entidades do Fórum, e já possui representantes em todas as suas oito Câmaras Setoriais.