De acordo com a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), 56% dos brasileiros desejam ser donos do seu próprio negócio, índice acima da média global que é de 47%. Entre os que desejam empreender, 74% são jovens entre 18 e 35 anos. Porém, apenas 1/3 consegue tirar o projeto do papel e torná-lo realidade. Com o intuito de conectar empreendedores, fornecedores, instituições de fomento e modelos de franquias, está sendo realizada no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de outubro, a Expo Meu Negócio. A feira é destinada para quem deseja investir entre mil a 200 mil reais e acontece no Centro de Convenções SulAmérica. A palestra de abertura do evento nesta quarta (23/10) coube ao diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Victer, que abordou o tema “Empreender na crise: gerenciando tormentas” e fez uma analogia entre as modalidades esportivas e o ato de abrir um negócio próprio.
Segundo Victer, para empreender é preciso ter confiança no que se está fazendo. “A fé é fundamental para se ter um negócio. Antes de tudo, é preciso acreditar no seu projeto, o que contribui para o seu sucesso. Não basta ter técnica se não tiver confiança”, afirmou. Para ele, o primeiro passo ao empreender é identificar o percurso e a raia que se deve correr. “Não é possível fazer tudo de uma vez, então tem de ter foco. Já o sucesso é um teste de resistência. Mantenha a calma na turbulência e não se desespere nos percalços”, alertou. As múltiplas ações e competências, comparadas a uma disputa de pentatlo, também foram destacadas como essenciais no processo, junto com a dedicação em fazer o seu melhor. O monitoramento dos resultados e a melhoria contínua da imagem, preço e custo também foram citados como essenciais para o crescimento do negócio.
Ao ser questionado sobre as poucas linhas de crédito disponíveis para quem quer começar a empreender, Victer reforçou o papel das políticas públicas no processo. “O pequeno empreendedor precisa ser apoiado em prol do desenvolvimento do estado. É preciso desde políticas educacionais nas escolas até novas linhas de financiamento para o micro e pequeno empreendedor que podem ser pautadas pelo legislativo estadual”, disse.
Conforme o estudo da AGER, entre os maiores desafios dos brasileiros para se tornarem empreendedores estão o financeiro (auxílio para conseguir capital - 29%); marketing (identificar público e produto/serviço - 19%); RH (contratação - 19%); organização (ideia do negócio - 14%) e questões regulamentares (12%).
Além de palestras, a Expo Meu Negócio também oferece cursos com as principais tendências de mercado, inovação e design de experiências, rodadas de negócios para potencializar parcerias e um espaço para quem deseja se tornar um influenciador digital e dar visibilidade ao seu empreendimento. Entre os expositores há franquias de segmentos tradicionais, além de maquinário para sorvetes, salgadinhos e também produtos inovadores como embalagens para delivery recicláveis e produtos como capa de chuva e bolsas feitos com o reaproveitamento do plástico bolha.
Para se inscrever e saber mais sobre o evento acesse: www.expomeunegocio.com.br