Cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Um problema que se revela ainda mais grave no Brasil, que tem o setor como um dos mais importantes da sua economia, representando cerca de 10% do PIB nacional. Neste ano, o tema escolhido foi “Nossas ações representam nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”, e as comemorações foram promovidas pela FAO.
Nos últimos anos, o Rio em Foco, programa do Fórum de Desenvolvimento do Rio exibido na TV Alerj, tem ampliado a discussão sobre a alimentação, abordando desde políticas agrícolas, bem-estar, educação até a questão do desperdício de alimentos. Disponível no canal do Fórum no YouTube, a edição, discutiu soluções para a redução na perda de alimentos que ocorre principalmente no consumo e durante a produção.
As medidas foram pensadas a partir da análise da pirâmide dos resíduos, em que há uma hierarquia de tratamento da produção, que têm a prevenção como primeiro passo para a redução do desperdício e, logo depois, a reciclagem ou o reúso. Pensando nesse início da cadeia, uma das estratégias seria a aplicação de técnicas para que o alimento amadureça no tempo certo e que se evite seu contato com o chão, pois em muitos casos a aparência das frutas e legumes ainda contam para o consumidor final.
A Embrapa, em parceira com a World Wide Fund for Nature (WWF), criou o movimento #semdesperdício no site, em que é possível ter acesso ao relatório e dicas para aplicar a redução do desperdício no cotidiano. Para ter acesso a outros conteúdos do Fórum sobre o tema, acesse aqui a playlist especial sobre alimentação.