Avança a construção de uma plataforma tecnológica que reunirá oferta de vagas de empregos e oportunidades em qualificação e capacitação profissional. Os Grupos de Trabalho do Qualifica RJ voltaram a se reunir hoje, no Conselho Regional de Contabilidade, para debater como funcionará o futuro portal, que reunirá contribuições de 35 entidades que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento do Rio.
O projeto da plataforma foi criado a partir de uma série de seminários chamados “Desafios do Emprego”, realizados entre maio e junho deste ano pelo Fórum em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais. A ideia é aprimorar a qualificação profissional com impactos no desenvolvimento econômico e sustentável e na qualidade de vida da população, dotando o estado de profissionais qualificados para atender a todas as regiões contemplando o processo de interiorização das atividades produtivas. A diretriz orientadora das iniciativas da rede serão temas considerados prioritários e estratégicos para o governo do estado e para a população.
“A gente está conseguindo fazer o impossível, que é reunir todas essas organizações em torno de um tema que é fundamental para o estado caminhar, que é a qualificação profissional”, afirmou a subsecretária estadual de Emprego e Renda, Ana Asti. Segundo ela, o Rio de Janeiro tem um número significativo de instituições com conteúdo, projeto e um trabalho de qualificação técnica de muitos anos, mas o estado precisa sair do papel de exportador de mão de obra para trazer de volta os profissionais que foram para outros estados ou países e qualificar os que ficaram por aqui. “Estamos num momento bom de retomada da economia, através de setores estratégicos como o Naval e o de Óleo e Gás. Então estou muito animada de ver tantas instituições que fazem parte do Fórum e que estão imbuídas em trabalhar juntas para criarmos um sistema de qualificação que use tecnologia para ganharmos escala e chegarmos em cada um dos moradores do nosso estado”, disse Ana Asti.
O Portal estará disponível em todos os computadores do estado como tela de abertura. Serão oferecidas pelas entidades parceiras atividades formativas em módulos com mediação tecnológica. A certificação será realizada de acordo com o estabelecido pela entidade. O objetivo é que, com o mapeamento de demandas formação de mão, a rede possa ser um ambiente que viabilize o desenvolvimento destes cursos a partir da criação de editais pelas entidades fomento do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais; e a Secretaria de Estado Educação em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação darão suporte ao do projeto, hospedando e fazendo a manutenção do portal.
Para a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, a reunião de hoje marcou o início de dois movimentos importantes que se complementam na plataforma: mapear hoje quais são as ofertas de cursos do Sistema S e das instituições que vão compor a plataforma, chamada Qualifica RJ e como será trabalhada a questão das ofertas de emprego e direcionamento dos candidatos para as vagas. “É um desafio que o Sistema Nacional de Emprego (SINE) tem como política pública e que achamos que podemos ganhar bastante conhecendo outras experiências do Sistema S e dessas instituições. Então hoje a gente deu início a dois movimentos, com encontros já marcados criando um caminho mais sólido para avançarmos na construção desta plataforma”, afirmou Geiza.
As próximas reuniões dos Grupos de Trabalho do Qualifica RJ estão marcadas para o próximo dia 30/10, às 14h, no Espaço OCB/Sescoop (Rua da Quitanda, 56, 3º andar) e no dia 12/11, às 14h, no plenário do CRCRJ. Para ler a apresentação de hoje, basta clicar aqui.