Anprotec mapeia ecossistema do empreendedorismo

Em 2017, as empresas incubadas do Brasil geraram 14 mil novos postos de trabalho diretos e tiveram um faturamento conjunto de 550 milhões de reais. Esses dados compõem o documento “Mapeamento dos Mecanismo de Geração de Empreendimentos Inovadores no Brasil”, produzido pela Anprotec em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O mapeamento é voltado para estudar as ações e mecanismos que estimulam o empreendedorismo no Brasil. Essa rede é formada pelas incubadoras, aceleradoras e os laboratórios abertos, responsáveis por manter o ecossistema de apoio ao empreendedorismo inovador no país. A coleta de dados foi realizada no período entre setembro de 2018 e março de 2019 em comparação também a pesquisas de 2017. 

Além de trazer novos dados, o material contextualiza o panorama e os impactos socioeconômicos que essas redes possuem.  Segundo o mapeamento, 70% das startups que passaram pelas aceleradoras permanecem ativas um ano após participarem do programa. O resultado da pesquisa também reuniu dados sobre localização, atividades e perfil desse ecossistema. Entre eles o de que 75% das aceleradoras e 64% das incubadoras estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. 

O documento está disponível online gratuitamente no site da Anprotec e para acessá-lo basta clicar aqui.