Criação de plataforma de empregos e capacitação volta à pauta do Fórum

O Qualifica RJ voltou a ser pauta da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento do Rio.  Na reunião desta quinta (03/10), o grupo abordou a contribuição de cada instituição na construção da plataforma tecnológica que reunirá oferta de vagas de empregos e oportunidades em qualificação e capacitação profissional.

“Fizemos uma segunda chamada para que as entidades aqui representadas se integrem aos grupos de trabalho do Qualifica RJ. Explicamos para eles que o programa do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro (Ceterj) foi ampliado com a inclusão da plataforma digital. Foi, enfim, uma oportunidade de debater o formato que deve ser desenhado e entender as preocupações de cada uma das instituições que vão integrar esse esforço conjunto”, explicou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

Durante o encontro, o representante do Conselho Regional de Administração (CRA-RJ) César de Campos anunciou que a entidade enviou uma carta endereçada aos deputados federais da bancada do Rio pedindo a liberação de emendas para o desenvolvimento da plataforma.

“A qualificação de mão de obra é um ponto importantíssimo para o CRA porque trabalhamos com pessoas e precisamos que elas estejam qualificadas para estarem no exercício da profissão”, disse César.

O projeto da plataforma foi criado a partir de uma série de seminários chamados “Desafios do Emprego”, realizados entre maio e junho deste ano pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais.

No dia 10 de outubro, os grupos de trabalho do Qualifica RJ voltam a se encontrar de 13h às 15h e de 15h às 17h no plenário do CRCRJ, no Centro do Rio, para definir o escopo do trabalho assim como o cronograma de ações.

E por falar em ofertas de vagas, a conselheira do CRCRJ, Ilan Renz, aproveitou a reunião para divulgar o "Primeiro Encontro dos Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro", que será realizado no dia 26/10. O evento tem como proposta aproximar as instituições dos recém-formados e futuros profissionais, além de disponibilizar diversas oportunidades.