Caravana do “Ideas for Milk” da Embrapa busca startups no Rio

A produção leiteira enfrenta o desafio de produzir mais com menos gado. Dados do IBGE recolhidos pelo censo agropecuário mostram que, entre 2006 e 2017, a produção aumentou 46,3% mesmo com uma diminuição de 2,4% do número de bovinos. Essa maior eficiência é resultado da adoção de tecnologias digitais que são estimuladas em eventos como o “Ideas for Milk” produzido pela Embrapa, que está na sua quarta edição.

Entre os dias 3 e 4 de outubro, a chamada Caravana 4.0 do Ideas for Milk chega a Rio de Janeiro para visitar a PUC-Rio e a UFRJ. O objetivo dos encontros é conversar sobre a cadeia produtiva do leite e a revolução digital no agronegócio com jovens empreendedores. Desde agosto, a caravana tem circulado pelo Brasil visitando instituições de ensino, centros de startups e eventos voltados para inovação.

Todas essas visitas servem também para atrair startups para participar do desafio desenvolvido pelo Ideas for Milk. Voltado para novos empreendedores, a Embrapa busca através da competição conhecer projetos de inovação que tenham como objetivo trazer novas soluções para a produção leiteira. Podem participar startups votadas para inovação nas áreas de design industrial, embalagens, produtos e equipamentos. As inscrições para o desafio estão abertas até o dia 20 de outubro através do site do evento  O vencedor será anunciado em São Paulo, no dia 28 de novembro durante evento da Embrapa.

A produção leiteira do estado do Rio foi tema de uma edição do Rio em foco, o convidado do programa foi o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindlat), Antônio Carlos Cordeiro. Para entender os desafios do setor no Rio, assista aqui.