Bioeconomia na gestão de resíduos sólidos será tema de evento no Plenário da Alerj

O papel da bioeconomia na oferta de soluções para a gestão de resíduos será tema do evento que movimentará o plenário do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, no dia 22 de outubro. O seminário faz parte da agenda da Semana Lixo Zero e também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontecem concomitantemente. A Câmara de Desenvolvimento Sustentável se reuniu nesta quarta (02/10) para definir a programação do evento que tem como objetivo apresentar cases de sucesso que somam esses dois desafios.

Entre os painéis já definidos está o que abordará o conceito e aplicação da bioeconomia, além das oportunidades pra o estado do Rio de janeiro e será que conduzido pela sócia e diretora executiva do Planeta Beatriz Bley Martins Costa. Também serão apresentados na ocasião o projeto de biometanização do Ecoparque do Caju pela Comlurb, assim como o trabalho de destinação adequada de resíduos de origem animal oriundos do abate de bovinos da empresa GR Agrária. Já o Sebrae falará sobre o seu programa de fortalecimento da bioeconomia enquanto a Embrapa apresentará dois cases sobre a temática ainda a serem definidos. Também serão convidados a participar do evento a AGE Rio para falar sobre o papel do estado no fomento à biotecnologia e a Fiocruz.