Marcelo Fernandes Guimarães, presidente do Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20, fará a palestra de abertura do seminário "Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina", nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas. O seminário debaterá as dificuldades e perspectivas para a agricultura na América Latina, região que atualmente representa um quarto de todas as exportações mundiais do setor.
De acordo com os organizadores do evento, para fortalecer ainda mais a participação da região no comércio agrícola internacional e acompanhar o dinamismo característico da produção agroindustrial moderna, serão necessários novos investimentos, pesquisa e desenvolvimento e políticas públicas eficazes.
O desenvolvimento almejado pelo agronegócio na América Latina deve ser sustentável e inclusivo, incorporando de forma crescente pequenos e médios produtores em sua cadeia produtiva. Esses empreendedores detêm expressiva participação na produção de alimentos da região e a possibilidade de acesso à inovação tecnológica contribui significativamente para o aumento da competitividade e melhoria do padrão de vida no campo. Uma produção agrícola eficiente e diversificada estará mais preparada para enfrentar os desafios e colher as oportunidades geradas pelas novas exigências dos mercados e tendências de consumo.
O seminário é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e do Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20 (AMIS). O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.
Serviço
Seminário Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina
Data: dias 10 e 11 de outubro, a partir das 8h30
Local: Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas
Para conferir a programação completa do evento basta clicar aqui.