Desembarca no Rio semana que vem para uma apresentação às 10h no plenário do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, o economista catalão Joan Melé. Com mais de 40 anos de carreira em bancos tradicionais, no início dos anos 2000 ele começou a se questionar sobre o melhor uso do dinheiro. Sua busca o levou aos bancos éticos, instituições que só investem em empresas que respeitam o meio ambiente, a cultura e a sociedade. A palestra é fruto de uma parceria entre o Fórum de Desenvolvimento do Rio e o Movimento Rio + B.
Os bancos éticos surgiram em 1980 na Holanda e hoje formam uma aliança de 46 instituições financeiras ao redor do mundo que reúnem 41 milhões de consumidores e possuem 127 bilhões de dólares em ativos sob sua administração. As instituições financeiras que operam sob um modelo de banco ético têm o potencial de gerar impactos positivos na sociedade através do financiamento que proporcionam para empresas que possuem uma clara dimensão da responsabilidade humana e ambiental.
Joan Melé é presidente da Fundação Dinheiro e Consciência e membro do Conselho Consultivo do Triodos Bank, banco ético da Holanda, do qual já foi diretor. Também é autor dos livros “Dinheiro e Consciência” e “Economia Aplicada aos Jovens” e já realizou centenas de conferências e workshops na Europa e Estados Unidos. No momento dedica-se à formação e acompanhamento de bancos éticos na América Latina, desenvolvendo estudos e protótipos para a formação de um banco com diretrizes bancárias éticas no continente.
O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Serviço:
Mercado e Sustentabilidade: o papel dos bancos – com Joan Melé
Dia: 08 de outubro de 2019
Horário: 10h às 12h
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes, Rua Primeiro de Março S/N, Centro