Rio em Foco reprisa entrevista com Roberto Medina na volta do Rock in Rio

No embalo das comemorações pelo Dia Mundial do Turismo, e do começo da oitava edição do Rock in Rio, o programa Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda-feira (30/09), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), vai extraordinariamente reprisar a entrevista com o empresário Roberto Medina, criador do famoso festival de música. Na entrevista, Medina fala sobre a campanha “O Rio não para”, idealizada por ele e que busca resgatar o orgulho de ser carioca e mobilizar turistas a conhecer a capital do estado.

O empresário comenta ainda que o Rio sofre há longo tempo de uma visão equivocada do setor cultural e de entretenimento. “Falta definir o nosso DNA e é óbvio que é o turismo. E para atrair turistas você precisa basicamente de segurança e eventos”, diz Medina. “As pessoas costumam olhar os eventos apenas como festa e eles são mais do que isso, são ativos econômicos”.

No canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no Youtube, você poderá rever também a conversa com o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, e o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e um dos sócios do AquaRio, sobre os desafios para ampliar o fluxo turístico no estado.

Para o presidente do Trem do Corcovado, reconhecer as vocações regionais de cada município é fundamental para desenvolver projetos que atraiam os turistas. Uma dificuldade era fazer os gestores olharem juntos na mesma direção, mas Sávio acredita que o Rio vive um novo momento turístico, que tornou mais fácil o diálogo. “Nós estávamos com o projeto de relançar o Trem da Costa do Sol, que nasce em Casemiro de Abreu e termina em Quissamã, cruzando praias e lagos de cinco municípios. Era uma dificuldade colocar todos os atores na mesma mesa com os mesmos objetivos. Agora eles estão se juntando, deixando de competir com o município vizinho para formarem clusters com sua vocação regional fortalecida”, conta Sávio.

Ambos os programas estão disponíveis no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises do Rio em Fico são exibidas no sábado (5/10), às 17h, e domingo (6/10), às 20h.