Nesta terça-feira (24/09) representantes de cerca de 50 instituições se reuniram na Casa Firjan para dar o primeiro passo na construção de uma plataforma que viabilize o acesso dos cidadãos a uma rede de formação profissional tecnológica continuada, e de informações sobre oferta de vagas de emprego. Chamado de Qualifica RJ, o projeto foi criado a partir de uma série de seminários chamados “Desafios do emprego”, realizados entre maio e junho deste ano pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais.
“A plataforma Qualifica RJ é um espaço em que todas as organizações vão poder centralizar as informações para facilitar a vida da população. Precisamos entender as demandas de qualificação que a iniciativa privada tem hoje no estado para unir qualificação às vagas disponíveis e, assim, termos um grande banco de talentos da população que está sofrendo com o desemprego e precisando dessa oportunidade”, explicou a subsecretária de estado de Emprego e Renda, Ana Asti, parceira do Fórum de Desenvolvimento do Rio nesta inciativa.
O nome da inciativa foi inspirado no projeto desenvolvido pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro (Ceterj) que visa a oferecer qualificação social e profissional alinhada às necessidades reais dos setores produtivos locais para aumentar as oportunidades no mercado de trabalho que agora teve o seu escopo ampliado. Faz parte deste projeto também a oferta de 90 diferentes cursos profissionalizantes em segmentos como indústria, comércio, serviços e economia solidária para mais de 10 mil trabalhadores em 38 municípios fluminenses.
“Esse novo formato do Qualifica RJ coloca a nossa ideia num outro patamar. O levantamento de demandas, que antes era só feita a partir de um questionário enviado aos municípios, agora traz as empresas para contribuir, ampliando a visão de futuro. Além do mais, por ser uma plataforma dinâmica em que as instituições podem contribuir com as informações atualizadas por meio da internet, faz a gente ganhar mais velocidade e conseguir tomar uma decisão mais assertiva”, afirmou o analista de políticas sociais da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Eduardo Medeiros.
No encontro desta terça-feira, os representantes das instituições que compõem o Fórum puderam manifestar o interesse em participar da governança do Qualifica RJ para avaliar e monitorar o efeito dessas ações e projetar os passos em direção a um estado pronto para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado e tecnológico. Além do Fórum, responsável pela construção e divulgação das ações, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, responsável pela manutenção da rede, faz parte também da governança a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que cuidará da base tecnológica do projeto.
No próximo dia 10 de outubro, os dois grupos de trabalho formados durante a reunião voltam a se encontrar. Um abordará o portal, cursos e a qualificação enquanto o outro será responsável pela oferta de vagas. Ambos os grupos terão como missão definir o escopo do trabalho assim como o cronograma na ocasião.
“No próximo encontro, os grupos de trabalho vão definir o formato e os princípios do portal. Solicitamos nesse intervalo, informações sobre as ofertas de cursos de qualificação e capacitação que nos ajudarão a criar o cenário de onde esse projeto partirá”, explicou a subsecretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha. As reuniões, que ocorrerão das 13h às 15h e das 15h às 17h , serão realizadas no plenário do CRCRJ, localizado na Rua Primeiro de Março, 33, 18º andar.