Ensino e práticas voltadas ao empreendedorismo social

Uma iniciativa que reúne 15 universidades da América Latina e Europa, o programa Erasmus Plus Students4Change, da União Europeia, permite que alunos e professores experimentem práticas e métodos de ensino e aprendizagem voltadas à inovação e ao empreendedorismo social.  No Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda-feira (16/09) às 22h na TV Alerj (Canal 12 da Net/Claro) as professoras da PUC-Rio, Ruth Mello e Luiza Martins e a coordenadora executiva do programa, Ivon Aída Cepeda Mayorga, detalham esta experiência e apresentam alguns resultados práticos desta iniciativa.

O programa Erasmus Plus chegou ao Brasil em 2017 com a adesão das PUCs do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “O objetivo principal do Students4Change é o desenvolvimento de uma instância em empreendimentos de inovação social como parte do plano curricular das universidades latino-americanas com o fim de promover entre os estudantes as capacidades necessárias para identificar e resolver problemas sociais”, explica a coordenadora executiva do projeto, Ivon Aída Cepeda Mayorga.

Segundo Ivon, um dos primeiros grandes desafios do programa foi perceber que cada universidade participante vinha de um contexto social determinado, muitas vezes diferente de outra universidade. “É por isso que o maior alinhamento era não perder de vista que o desenvolvimento das instâncias, tanto de inovação social como de empreendedorismo social  demandava também, dentro das universidades, a criação, o desenvolvimento de uma cultura, ou de um ecossistema tanto de inovação social quanto de empreendedorismo social”, conta Ivon Mayorga: “isto implicou em uma troca de perspectivas, tanto de estudantes, como de professores, e também das próprias universidades”.

A PUC-Rio aderiu ao programa em 2016. “Foi a primeira iniciativa do Erasmus de fazer o intercâmbio de metodologias ativas de ensino para o empreendedorismo social e a inovação social e não o intercâmbio de estudantes”, explica Ruth Mello. Desde então a  universidade já participou de intercâmbios de tecnologia com três países e um grupo acaba de voltar da Colômbia, para ver como as universidades podem levar adiante o legado do Students4Change. “As pessoas têm uma ideia errada de que acabou o programa, acabou a iniciativa”, explica a professora Luiza Martins: “E neste programa colombiano a grande novidade consistiu justamente em levar a universidade até lá para pensar o pós-programa”.

Outro legado já visível, segundo as professoras é o site do programa que disponibiliza mais de quarenta metodologias ativas de ensino relacionadas pelos professores que atuaram no projeto. “A partir também dos conhecimentos e dos projetos desenvolvidos pelos distintos alunos, se constituiu uma comunidade on line para que se vinculem todos os professores e estudantes interessados em inovação social ou empreendedorismo social”, explica Ivon Mayorga.

A partir dessa terça-feira (17/09), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (21/09), às 17h, e domingo (22/09), às 20h.