O grupo de trabalho criado para avaliar as ações contra o desemprego, apontadas pelo seminário organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, vai começar a definir seu cronograma de trabalho. A ideia é projetar os passos em direção a um estado mais conectado em tecnológico. O encontro será no dia 24 setembro, de 9h30 às 12h, na Casa Firjan, em Botafogo.
Após os quatro painéis realizados em abril e maio passado do seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”, mais de 40 representantes das entidades se reuniram em um workshop na Casa Firjan para consolidar sugestões, ideias e projetos na construção de uma agenda conjunta de ações. O seminário foi fruto de uma parceria entre o Fórum e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais.
A criação de uma plataforma digital que viabilize o acesso dos cidadãos a uma rede de formação profissional tecnológica continuada, além de informações sobre oferta de vagas de trabalho foi uma das principais propostas que surgiram para vencer as altas taxas de desemprego no estado. A iniciativa recebeu o nome de Qualifica-RJ e reúne instituições com o objetivo de fazer com que elas atuem juntas e em sinergia para enfrentar os desafios do emprego no estado do Rio de Janeiro.