Até 2040 mais de 60% da população mundial viverá em cidades, segundo o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes (OBCI). Com esse futuro tão próximo, de que forma estados em desenvolvimento como Rio de Janeiro podem se inovar? Esse novo modelo de cidade e o papel do legislativo nessa transformação é o tema da próxima reunião da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas do Fórum, no dia 25 de setembro das 10h às 12h, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj).
Para discutir o assunto, o Fórum convidou o vice-presidente de relações internacionais da Assespro e o CEO da OBr.global, Robert Janssen, que vai apresentar 1º Relatório das Melhores Práticas Legislativas em Cidades Inteligentes. O documento, além de trazer o passo a passo das práticas, também apresenta experiências de cidades americanas em seu processo de se tornarem cidades mais inteligentes.
São Francisco foi uma das seis cidades estudas, conhecida pela sua vanguarda, seu projeto mais premiado é o SFpark que otimizou o tempo de procura por vagas de carro nos bairros. Essa simples mudança acarretou na redução de 30% dos gases de efeitos estufas produzidas por dia. A cidade agora aposta no fomento aos transportes públicos e solidários.
Esse é apenas um dos exemplos americanos que mostram que cidade inteligentes são aquelas que poluem menos e compartilham mais. Foram analisadas também Nova York, Los Angeles, Washington DC, Las Vegas e San Mateo e todas tem em comum uma política de dados abertos governamentais e fomento a centros de pesquisas de tecnologia voltados para inovações urbanas. Cada uma a sua maneira está investimento em modernização, seja através de editais públicos, hackathons ou parcerias com universidades.
O relatório reúne ideias e pesquisas realizadas por entidades comprometidas com a criação de um ambiente regulatório alinhado à nova realidade digital e de cidades inteligentes. “O desenvolvimento dessas cidades depende, em última análise, da capacidade de introduzir as mudanças legislativas necessárias ao nível local, em consonância com o nível nacional”, explicou Janssen, um dos idealizadores do documento. Fizeram parte da criação do relatório a Assespro, juntamente com o Consulado Brasileiro de San Francisco, o iCities, OBr.global e Infinitepar.
Serviço
Apresentação do 1º Relatório das Melhores Práticas Legislativas em Cidades Inteligentes
Dia: 25/09
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório da Escola do Legislativo do Estado do RJ - Rua da Alfândega, nº 8 – 7º andar.
Inscrições: www.bit.ly/RelatorioCidadesInteligentes