Automação de postos de trabalho é tema para Laboratório do Futuro

O futuro do emprego no Brasil é um tema recorrente nos debates do Fórum e de suas entidades parceiras como a UFRJ, que fundou em 2016 o Laboratório do Futuro. Para ilustrar este cenário, o Laboratório publicou dois relatórios técnicos sobre o tema. Com a estimativa de que nas próximas décadas mais de 2.500 ocupações brasileiras sejam totalmente automatizadas, a publicação “O Futuro do Emprego no Brasil: Estimando o Impacto da Automação” apresentada dados e análises sobre consequência do avanço tecnológico nos postos de trabalho dos brasileiros.  O relatório, que está disponível no site do Laboratório, faz também um diagnóstico sobre os grupos sociais de cada município do país e em que intensidade cada um deles vai ser afetado. 

A automação também é palavra chave de outra publicação do Laboratório do Futuro, isso porque o impacto dessa tecnologia já pode ser sentido hoje, especialmente no Brasil. Segundo estudo do McKinsey Global Institute, 50% das atividades realizadas atualmente no país poderiam ter sido automatizadas pois já existe tecnologia para isso. Em “Working in 2050: A view of how changes on the work will affect society”, os pesquisadores tratam temas globais como: automação do trabalho, revolução na educação, envelhecimento populacional, igualdade de gênero e intensificação da globalização.  Todos os temas, segundo consta no relatório, tem relação profunda com futuro do trabalho.

Um dos diferencias do relatório lançado em inglês, além da sua universalidade, é a apresentação de três possíveis cenários para o trabalho em 2050. A publicação explora como será a sociedade daqui há 39 anos, seguindo três linhas: uma otimista, outra pessimista e a terceira, uma linha considerada a mais provável. Para entender mais sobre cada uma das perspectivas e ter acesso a todo o material, clique aqui.