Divulgação pode impulsionar turismo na capital e interior do Rio

Segundo o Ministério do Turismo, a cada 30 novos turistas que visitam o Brasil, um emprego é criado. Para ampliar o fluxo turístico no estado, o governo e a iniciativa privada vêm investindo em novas atrações para 2019, como é o caso da roda gigante panorâmica que está sendo construída na região portuária da capital. O Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (09/09), às 22h na TV Alerj, (Canal 12 da Net/Claro) recebe o secretário estadual de Turismo, Otavio Leite, e o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e um dos sócios do AquaRio para uma conversa sobre esses e outros projetos que estão surgindo para compor uma agenda de atividades turísticas em todo o território fluminense.

“O Rio tem 12 regiões turísticas sendo seis delas muito fortes. Mas precisamos cada vez mais mostrar isso para as pessoas. Temos mar, serra, rural, ecoturismo, e o turismo de aventura, que vem crescendo bastante”, diz o secretário de Turismo Otávio Leite. Segundo ele, enquanto países como o México investem anualmente montantes de até US$ 500 milhões em promoção turística, e, para efeitos de comparação, o Equador aplica US$ 100 milhões, os gastos brasileiros com a divulgação de nossos destinos turísticos não ultrapassam os US$ 10 milhões anuais. “A Secretaria de Turismo tem caminhado firme nessa direção. Temos hoje sete parques estaduais onde programas específicos de atração de visitantes estão sendo encaminhados. Trilhas para caminhadas, outras para ver pássaros, locais para prática de rapel, trekking, são muitas possibilidades, como as várias trilhas que chegam ao Cristo Redentor. Mas o Rio precisa mesmo é se promover”, diz Otavio.

Alguns projetos já estão bem encaminhados. Como é o caso da roda gigante que está sendo erguida na Zona Portuária. Quando finalizada, ela terá a altura de um prédio de 30 metros e 44 cabines que comportam de oito a dez pessoas em pé. Cada volta vai levar 17 minutos. “A Roda Panorâmica criará mais um ícone, mais uma âncora, que vai aumentar a visitação, a hospedagem na cidade, com o potencial de estimular as pessoas a saírem da capital e visitarem o interior”, diz Neves.

Para o presidente do Trem do Corcovado, reconhecer as vocações regionais de cada município é fundamental para desenvolver projetos que atraiam os turistas. Uma dificuldade era fazer os gestores olharem juntos na mesma direção, mas Sávio acredita que o Rio vive um novo momento turístico, que tornou mais fácil o diálogo. “Nós estávamos com o projeto de relançar o Trem da Costa do Sol, que nasce em Casemiro de Abreu e termina em Quissamã, cruzando praias e lagos de cinco municípios. Era uma dificuldade colocar todos os atores na mesma mesa com os mesmos objetivos. Agora eles estão se juntando, deixando de competir com o município vizinho para formarem clusters com sua vocação regional fortalecida”, conta Sávio.

Tanto para Neves, como para Leite, as mudanças na visão dos municípios do interior sobre o incremento ao turismo se devem muito à retomada este ano do Salão do Turismo, que não era realizado há cinco anos. “Participaram do Salão 75 municípios e mais de 40 mil pessoas. Uma presença muito expressiva. Cada município pode mostrar sua vocação e ser visto em um cenário compartilhado e para um público consumidor direto. Então não tenho dúvidas que foi um marco importante para valorizar as múltiplas potencialidades que o Rio possui”, afirma o secretário.

Algumas iniciativas já estão concluídas, como a renovação dos trens que conduzem os turistas do Cosme Velho ao Corcovado. “É uma verdadeira revolução no produto Cristo Redentor”, anima-se Neves. Fruto de um investimento de R$ 200 milhões, os trens estão sendo trocados pela primeira vez em 40 anos. Os novos modelos ampliam a capacidade de passageiros de 300 para 650, representam uma economia de 75% de energia e reduzem de 20 para 15 minutos o tempo da subida. O desenho dos vagões ficou mais confortável e além da ligação entre os carros, o trem passou a contar com teto panorâmico. “Se você pegar hoje os investimentos em todos os 350 parques e unidades de conservação do país e soma-los, não dá o investimento que está sendo feito no Rio de Janeiro”, diz Sávio. Outros R$ 25 milhões estão sendo investidos na primeira reforma da Estação do Cosme Velho desde sua inauguração por Dom Pedro II em 1884.

A partir dessa terça-feira (10/09), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (14/09), às 17h, e domingo (15/09), às 20h.